Quais palavras usar no feedback?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 2 de maio de 2023
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100 frases de avaliação de desempenho para melhorar o feedback

  • 1 – Alcançar objetivos.
  • 2 – Gestão.
  • 3 – Coaching.
  • 4 – Habilidades de comunicação.
  • 5 – Cooperação.
  • 6 – Criatividade.
  • 7 – Delegar tarefas.
  • 8 – Melhorias.

Quais são alguns bons exemplos de feedback positivo?

  1. Planeje-se adequadamente. ...
  2. Destaque os pontos positivos e negativos. ...
  3. Pontue o que precisa ser mudado. ...
  4. Coloque-se no lugar do outro. ...
  5. Seja claro e preze pela honestidade.

Neste modelo, que funciona como uma espécie de correio elegante, você coloca o seu nome, o do destinatário, a data, o motivo que originou o seu feedback positivo e escolhe entre diversas categorias de elogios, como “Arrasou”, “Melhorou o processo”, “Aceitou o erro”, “Foi parceiro”, “Resolveu o problema”, “Me inspirou”, ...

Pois, quando feitos de forma humanizada e com profissionalismo, tornam-se sinônimo de bons resultados e melhorias. Os quatros tipos de feedbacks que abordados são: positivo, construtivo, negativo e ofensivo. Conheça cada um deles e suas utilidades a seguir.

O feedback só é construtivo se ele orientar e indicar melhorias nas situações negativas e não apenas para elogiar ou identificar problemas no colaborador. Isso ajuda a motivar as pessoas e mostra haver espaço para melhorias.

Feedback, palavra originária da língua inglesa, significa opinião, retorno, avaliação ou comentário. Na prática, é também um termo incorporado ao idioma português, sendo empregado justamente para expressar um ponto de vista. É uma forma de avaliar e opinar sobre a realização de uma tarefa, por exemplo.

Como dar um feedback para um colega de trabalho?

  1. 1 – Foque nos aspectos profissionais.
  2. 2 – Seja específico.
  3. 3 – Ressalte os pontos positivos.
  4. 4 – Seja sincero.
  5. 5 – Também peça por feedback.

Como dar um elogio no ambiente de trabalho?

  1. Identifique o que de fato você irá elogiar. É importante ter em mente que o aspecto a ser elogiado mereça ser elogiado. ...
  2. Seja genuíno e sincero. ...
  3. Faça o de forma apropriada. ...
  4. Confira as pessoas que contribuíram para os resultados. ...
  5. Estimule a cultura do elogio.

Exemplos de feedback positivo

  • "Você tem feito um ótimo trabalho e realmente cumpriu com esse projeto. Todos adoraram como você organizou os resultados e manteve a todos na bola com uma comunicação clara".
  • "Ótimo trabalho! ...
  • "Você tem habilidades excepcionais [entre aqui], que levaram ao [resultado].

São três as principais categorias de feedback, baseadas no objetivo de cada um:

  • Reforço positivo.
  • Feedback construtivo.
  • Feedback negativo que destaca um comportamento que não pode continuar.

Existem cinco princípios que norteiam um bom feedback, e são eles: aplicabilidade, especificidade, oportunidade, diretividade e imparcialidade. Entenda, agora, o significado de cada uma dessas palavras: Aplicável: é preciso que o feedback se refira a um comportamento passível de mudança.

Duas dicas para escolher uma afirmação positiva é que sempre são escritas no presente: “Eu sou bom em entrevistas.” em vez de “Eu vou me sair bem na entrevista.”; e incluem apenas palavras positivas: “Eu gosto de aprender.” em vez de “Eu não me importo de estudar.”. “Estou feliz.” em vez de “Eu não vou ficar triste”.

Veja a seguir algumas dicas de como usar as afirmações positivas em seu dia a dia:

  1. 1) Comece o dia com afirmações positivas.
  2. 2) Escolha afirmações que tenham a ver com o seu jeito de ser.
  3. 3) O segredo é a prática.
  4. 4) Use e abuse das afirmações positivas.
  5. 5) Crie seus próprios mantras.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.

Dicas de feedback para gestor

  1. Conheça o perfil do líder. Ao atuar diariamente com uma pessoa é possível notar alguns comportamentos padrões. ...
  2. Comece com os pontos positivos. ...
  3. Prepare argumentos. ...
  4. Aponte formas de melhorar. ...
  5. Tenha empatia. ...
  6. Prazos e carga de trabalho. ...
  7. Comunicação. ...
  8. Pontos de liderança.

Enquanto o feedback positivo busca reconhecer o mérito de um bom desempenho em algum trabalho, o feedback negativo aborda aspectos de uma tarefa ou comportamento que não estão dando o resultado esperado. Porém, mesmo com as diferenças, você pode abordá-los juntos numa mesma reunião.

Utilize a técnica de feedback SCI, pois melhor contextualiza o ponto negativo ou positivo; Seja sempre cordial e mantenha um canal aberto para que o avaliado possa responder, justificando ações ou tirando dúvidas.