Quais peças só pode se mover na diagonal?

Perguntado por: slopes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Bispo - Esta peça se movimenta somente nas diagonais do tabuleiro. Dama - Uma dama pode se movimentar tanto na horizontal como na vertical (assim como uma torre) ou nas diagonais (assim como um bispo).

Rei: Pode ser movimentado em qualquer direção do tabuleiro, mas apenas de casa em casa. Rainha: Sem restrições, a Rainha tem livre movimentação no jogo na horizontal, vertical e diagonais. Torre: pode correr sem restrição de número de casas e em todas as direções (frente, trás, direita, esquerda).

A dama (também conhecida por rainha) é a peça mais poderosa, e pode andar quantas casas quiser na horizontal, vertical ou diagonal. Seu movimento pode ser descrito como a combinação do movimento do bispo e da torre.

PEÃO: move-se sempre para frente, uma casa por vez, podendo em cada primeira jogada de cada peão escolher mover uma ou duas casas. O peão é a única peça que captura de forma diferente do seu movimento. Sua captura é na diagonal, uma casa por vez.

O Bispo é uma peça menor do xadrez ocidental de valor aproximado de três peões. Movimenta-se em diagonal, não podendo pular peças intervenientes, e captura tomando o lugar ocupado pela peça adversária.

Torre - A movimentação da torre se dá somente de forma horizontal (linhas do tabuleiro) ou vertical (colunas do tabuleiro).

Os peões só podem capturar nas casas diagonais em frente a eles. Nunca podem capturar para trás. Se houver uma peça imediatamente em frente ao peão, ele não pode se mover ou capturar aquela peça.

Todas as peças, exceto o cavalo, movem-se em linha reta - horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. Elas não podem se mover além do final do tabuleiro e retornarem no outro lado.

O bispo pode mover-se por qualquer número de casas, mas somente nas diagonais e até que outra peça esteja no caminho. Se essa peça for uma peça do oponente, o bispo pode removê-la e captura-la.

O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a. Um Rei nunca poderá dar xeque a outro Rei.

O rei pode se mover apenas uma casa horizontalmente, verticalmente ou na diagonal. Uma vez no jogo, é permitido a cada rei fazer um movimento duplo especial para efetuar o roque. Roque consiste em movimentar o rei duas casas em relação à torre, e então mover a torre para a casa além daquelas que o rei atravessou.

Movimentos especiais do xadrez. Além do básico de cada peça, o xadrez permite ações especiais em algumas situações: o roque, a captura en passant e a promoção do peão. Os três também estão entre os principais movimentos do xadrez.

Pergunta: É obrigatório ou facultativo o anúncio do xeque? Resposta: Não existe obrigatoriedade de avisar-se um xeque, consoante o disposto no art. 3.8 da Lei do Xadrez. Não existe também punição para o jogador que avise um xeque desde que o faça no seu próprio tempo e de maneira discreta.

Nas regras do xadrez moderno, um enxadrista não perde automaticamente quando fica com o Rei solitário e pode continuar jogando. Entretanto, um Rei solitário não pode dar xeque e muito menos xeque-mate, limitando-se portanto a buscar uma situação de empate.

Um bispo nunca pode mudar sua diagonal, isto é, se ele é de casas claras, não pode se tornar um bispo de casas escuras ou vice-versa. Ele pode capturar uma peça inimiga movendo-se para a casa ocupada e pode se mover quantas casas quiser, desde que não seja bloqueado por outra peça.

O roque é permitido somente sob as seguintes condições: todas as casas entre o rei e a torre devem estar vazias. nem o rei nem a torre devem ter deixado sua casa original. o rei não deve estar em cheque no momento do roque ou depois.

O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Quando ele está em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque. Movendo-se, capturando a peça que está atacando, ou interceptando o ataque, colocando uma peça na frente.