Quais podem ser os fatores que prejudicam a satisfação dos trabalhadores?

Perguntado por: dneves3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Problemas de relacionamento com lideranças e colegas de trabalho; Falta de oportunidade de crescimento profissional; Salários incompatíveis com a função; Falta de reconhecimento.

Qualidade de vida no trabalho é o bem-estar físico, mental e econômico de um funcionário dentro de uma organização. São estes três pilares que definirão seu nível de satisfação e, inclusive, seu índice de comprometimento e produtividade.

Assim, os fatores que causavam satisfação estão relacionados a própria tarefa, relações com o que ele faz, reconhecimento pela realização da tarefa, natureza da tarefa, responsabilidade, promoção profissional e capacidade de melhor executá-la.

Então, veja os 5 principais fatores que geram uma melhora na produção e impactam os indicadores de produtividade industrial:

  • Controle de qualidade. A qualidade dos produtos é o primeiro ponto dessa lista. ...
  • Qualificação dos colaboradores. ...
  • Capacidade de inovação. ...
  • Flexibilidade. ...
  • Sustentabilidade.

Isso geralmente ocorre quando há indisciplina por parte dos colaboradores, desmotivação com o trabalho, grande número de faltas ou absenteísmo e apresentação frequente de atestado médico envolvendo questões de saúde mental como a depressão, etc.

Locke (1969) define satisfação no trabalho como o resultado da avaliação que o trabalhador tem sobre o seu trabalho ou a realização de seus valores por meio dessa atividade, sendo uma emoção positiva de bem-estar.

Atitudes dos colegas
Fofocas e conversas paralelas nas reuniões. Uso de roupas inadequadas. Colegas mal-humorados. Falar alto ao telefone assuntos pessoais.

Inflexibilidade. Comunicação Ineficiente. Desvalorização do Trabalho do Colega. Falta de Sinergia no Grupo.

Veja a seguir alguns hábitos que mais prejudicam a produtividade nas empresas: Uso do celular para troca de mensagens. Navegação na internet. Conversa e fofoca entre os colaboradores durante o expediente.

Para a maioria das pessoas é mais importante a remuneração ou o trabalho em si? (pág. 75) Apesar da remuneração representar significância nos países menos desenvolvidos como o Brasil, quando o indivíduo alcança um nível de estabilidade financeira, este elemento deixa de ter importância para abrir margem para outros.

Principais fatores são; desigualdade salarial, motivação, conflitos internos, absenteísmo, cultura organizacional.

O bom desempenho será resultado da combinação dos três fatores: habilidade, motivação e fatores situacionais (ou suporte). O fator habilidade envolve reflete os talentos e habilidades do empregado, onde são incluídas características como habilidades interpessoais, inteligência e conhecimento do trabalho.

Quais são os fatores definitivos para a satisfação do cliente

  • Canais de relacionamento. É sempre importante que o contato com a empresa seja bastante facilitado. ...
  • Qualidade dos serviços e produtos. ...
  • Tecnologia aplicada. ...
  • Equipe de atendimento. ...
  • Expectativa do cliente.

"Fatores higiênicos"/ EXTRÍNSECOS (que levam a insatisfação): São fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc.

Fatores que interferem na produtividade dos colaboradores

  • Falta de engajamento da equipe. Os gestores dentro dos times tem uma missão muito importante que é motivar continuamente seus colaboradores. ...
  • Poucas horas de sono. ...
  • Salários baixos. ...
  • Falta de comunicação interna. ...
  • Sobrecarga de tarefas.

Então, continue a leitura deste post e confira!

  1. Falta de comunicação interna. Um dos principais problemas de produtividade nas empresas é a falta de comunicação entre as equipes ou entre seus superiores. ...
  2. Falta de organização. ...
  3. Falta de engajamento da equipe. ...
  4. Atividades repetitivas. ...
  5. Sobrecarga de tarefas.