Quais povos indígenas mais populosos do mundo?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Em primeiro, aparecem a etnia Tikuna, seguido por Guarani Kaiowá, Kaingang, Makuxi e Terena. Confira, a partir dos dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia, a quantidade de indígenas por etnia: (aguarde a imagem carregar e passe o mouse por cima).

Etnias indígenas no Brasil
A etnia com o maior número de indígenas é a etnia Tikúna, com cerca de 46 mil índios.

Entretanto, os países com maior proporção de população indígena são Bolívia (62,2%), Guatemala (41%), Peru (24,0%) e México (15,1%). O Brasil, com 900 mil indígenas, tem o maior número de comunidades (305), seguido pela Colômbia (102), Peru (85), México (78) e Bolívia (39).

O Parque Indígena do Xingu, anteriormente Parque Nacional Indígena do Xingu, é uma terra indígena brasileira, considerada a maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo. 2 642 003 ha.

De acordo com a evolução humana, esse formato de rosto surgiu há mais de 100 mil anos como forma de proteção do corpo. As regiões onde essas sociedades habitavam eram mais frias e lidavam com a grande luminosidade provocada pelo reflexo do Sol na neve – a chamada radiação ultravioleta.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.

O Sami é o único povo indígena da União Europeia. As lutas indígenas históricas, do passado até hoje, também existem para os Sami, mas diferem das que acontecem na América Latina.

O Brasil é o país onde há mais isolados, e apenas um deles vive fora da Floresta Amazônica, os Avá-Canoeiro, que ocupam porções de Tocantins e Goiás.

De acordo com dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os cinco povos mais numerosos do país são guaranis, ticuna, caingangue, macuxi e terena.

Dentre os grupos indígenas mais conhecidos estão os Cherokees, os Iroqueses, os Algonquinos, os Comanches, os Apaches, os Esquimós, os Chipwyangs, os Crees, os Cheienes, os Sioux, dentre outros.

Mais de 80 povos indígenas foram destruídas entre 1900 e 1957, e a população indígena em geral diminuiu mais de oitenta por cento, de mais de 1,2 milhão.

São elas: guajajara, sateré-mawé, xavante, yanomami, terena, macuxi, kaingang, ticuna e guarani, sendo que as últimas contam com cerca de 30.000 falantes cada uma. Já as cerca de 170 línguas restantes possuem um número de falantes de cerca de 400 índios, cada uma.

De acordo com o IBGE, no Brasil são mais de 800 mil. São Gabriel da Cachoeira – AM é a Cidade brasileira com maior população indígena, de acordo com o censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As aldeias Jaguapiru e Bororó, que juntas formam em Dourados, Mato Grosso do Sul, a maior reserva indígena do país, celebram neste sábado (4), 120 anos de criação.