Quais presidentes saíram do poder no Brasil por meio do impeachment?

Perguntado por: rhilario . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

O primeiro, contra Getúlio Vargas, foi rejeitado pelo Plenário da, então, Câmara Federal. Já o seguinte, contra Fernando Collor, resultou em sua inelegibilidade e privação dos direitos políticos por oito anos. E o último, contra Dilma Rousseff, resultou em sua cassação sem perda de direitos políticos.

Dilma teve 68 pedidos de impeachment. O processo que resultou no afastamento da ex-presidente foi aceito em 2 de dezembro de 2015, pelo presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.

Em 28 de abril, os autores do pedido de impeachment foram ouvidos pela comissão: Miguel Reale Júnior disse que Dilma falhou ao provocar o descontrole das contas públicas, com as operações de crédito nos bancos estatais.

A explicação era a revolta do político com o resultado das eleições. Bolsonaro demorou quase 48h para se pronunciar após a derrota para Lula. Depois disso, ele se isolou e praticamente ficou recolhido no Palácio do Alvorada, em Brasília.

A Constituição Federal, no entanto, não estabelece o ritual como obrigatório, apesar do peso simbólico da passagem de faixa em 1º de janeiro. Um decreto de 1972, assinado à época por Médici, determina regras relacionadas à passagem, pelo presidente antecessor, da faixa presidencial.

Deputado bolsonarista pede impeachment de Lula: 'Crime de responsabilidade' Com 26 dias de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou o primeiro pedido de impeachment.

O governo Bolsonaro criou a Lei da liberdade econômica, desburocratizando as atividades econômicas e facilitando a abertura e o funcionamento de empresas, com redução recorde do tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil, passando para 23 horas, utilizando o sistema Balcão Único.

Este é o sétimo pedido de impeachment contra Lula. A maioria foi motivada por declarações públicas do petista. Na mesma época, em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha dois pedidos protocolados solicitando a sua retirada do cargo.

Lula tem 3 pedidos de impeachment no Congresso por classificar o processo de impedimento de Dilma como “golpe”.

Os pedidos de impeachment de Bolsonaro
Foram enviados 153 documentos ao presidente da Câmara dos Deputados, sendo 97 pedidos originais, 7 aditamentos e 47 pedidos duplicados.

Em 31 de agosto de 2016, Michel Temer assumiu o cargo de presidente do Brasil, em cerimônia de posse no Congresso Nacional, devido a condenação de Dilma Rousseff no julgamento do impeachment.

29 de setembro de 1992

Lula foi o primeiro ex-operário a se tornar presidente do Brasil, governou o país em dois mandatos (2003-2006 e 2007-2010).

Um grupo oito de pessoas representativas da sociedade brasileira subiu a rampa ao lado do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin. No alto da rampa, a faixa presidencial passou de mão em mão até ser entregue a Lula por uma mulher negra catadora de materiais recicláveis.