Quais profissões é considerado doutor?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

O título de doutor é geralmente concedido a alguém que completou um programa de doutorado em uma área acadêmica específica, como medicina, direito, filosofia, engenharia, entre outras. Aqueles que obtêm um diploma de doutorado têm o direito de usar o título de “Doutor” como um prefixo a seus nomes.

Apesar de muitos biomédicos seguirem a carreira acadêmica por meio do doutorado, ele não é obrigatório para exercer a profissão. Dessa forma, apenas o título de Bacharel em Biomedicina não garante o título de doutor ou doutora aos profissionais.

Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.

Desde a publicação da Resolução COFEN-256/2001 os Enfermeiros (obviamente os de nível superior, embora a população geralmente chamem Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Enfermeiro) podem usar o título de Doutor.

É, como já dito, um título obtido exclusivamente por quem concluiu o doutorado. Trocando em miúdos, nenhum profissional pode exigir ser chamado de doutor ou utilizar esse termo como forma de distinção social, ainda mais se nunca fez uma pós-graduação.

Doutor é apenas quem faz Doutorado. E isso vale também para médicos, dentistas, etc, etc. A tradição faz com que nos chamemos de Doutores. Mas isso não torna Doutor nenhum médico, dentista, veterinário e, mui especialmente, advogados.

Em síntese, nem o psicanalista e o psicólogo precisam ser chamados de doutor, a não ser que tenham uma formação acadêmica que lhe confira tal titulação. Chamar o psicanalista de doutor é uma forma de tratamento que muitos se utilizam para se referir ao psicanalista de um modo mais ilustre e respeitoso.

Explico: atualmente, o Estatuto da OAB determina a necessidade de, além de preencher uma série de requisitos, ser aprovado em Exame de Ordem, para, só então, o bacharel em Direito poder ser considerado Advogado. Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

O biomédico é um profissional da saúde que tem como principal função a pesquisa, a análise, o ensino e a aplicação de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos na área da saúde.

O Biomédico é doutor? Não! O Biomédico só será chamado de doutor caso ele tenha feito doutorado. Ao realizar qualquer uma graduação, vai receber o título de Bacharel em Biomedicina.

Um esteticista é um profissional treinado em cuidados de beleza e bem-estar que se concentra em melhorar a aparência física e a saúde da pele de uma pessoa. Eles podem trabalhar em uma variedade de configurações, incluindo spas, clínicas de beleza e consultórios médicos.

O costume de chamar advogado e médico de “Doutor“, mesmo aqueles sem doutorado, vem do Brasil Colônia, pois a maioria dos jovens ricos que estudavam fora cursava medicina ou direito. Quem foi que instituiu essa tradição?

Do Poder Judiciário
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

É o advogado, que enquanto profissional do direito, que deve a si mesmo o questionamento interior de estar à altura de tão elevada honraria, por mérito, por capacidade e competência, se distinto e justo na condução dos interesses por Ele defendidos, o que o faz diferente dos demais profissionais.