Quais profissões podem usar jaleco?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Portanto muitos profissionais da área da saúde podem usar o jaleco branco em suas profissões:

  • Nutricionistas.
  • Médicos.
  • Biólogos.
  • Químicos.
  • Biomédicos.
  • Farmacêuticos.
  • Enfermeiros.
  • Fisioterapeutas.

Indicado para neurocirurgiões e cardiologistas; - Preto: transmite elegância. Indicado para dermatologistas e odontologistas; - Azul: transmite serenidade e confiança.

Apesar do jaleco branco ser campeão na preferência dos profissionais, em muitas profissões relacionadas a área de saúde e estética é permitido usar jalecos em cores além do branco.

O jaleco é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde como: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos etc. Portanto seu uso no ambiente de trabalho desses profissionais é obrigatório.

Devido às constantes denúncias e diversos estudos científicos pelo mundo comprovando que o uso do jaleco fora do ambiente de trabalho pode acarretar riscos graves para a população, três estados brasileiros já possuem leis que proíbem o uso da vestimenta profissional nas ruas: São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Caso o profissional possua uma especialidade médica, deverá grafá-la, também em letras maiúsculas, logo após o termo “médico” e antes, portanto, do seu nome. Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.

Geralmente os professores dessas matérias costumam usar os laboratórios para realizar experimentos e para atividades práticas. Para se proteger e manter a higiene das roupas comuns, o ideal é fazer o uso dos jalecos médicos.

O pipoqueiro, o professor, o dentista e o médico usam o jaleco pelo mesmo motivo: proteger a roupa que está usando dos produtos com os quais trabalha. Seu uso é amplo, mas quem inaugurou a moda foram os médicos.

A atividade marca a iniciação do estudante no ciclo acadêmico e é tradicionalmente celebrada pela reunião do corpo discente e familiares. O jaleco, inclusive, na maioria dos casos, é colocado no estudante por seus familiares presentes na cerimônia.

O profissional que realiza procedimentos estéticos precisa oferecer segurança e higiene. Por isso, o jaleco é uma alternativa certeira para o uniforme da sua equipe de esteticistas. A sugestão é manter a cor branca ou usar o rosa, muito utilizado em clínicas de estética, e aplicar em bordado o logo da sua empresa.

Engenharia Civil

O Jaleco é uma peça de roupa, normalmente branca, utilizada como uniforme por determinados profissionais, usado em laboratórios, escolas, hospitais, restaurantes, etc. No curso de Engenharia Civil ele é essencial para atividades em laboratórios, principalmente em laboratórios de química e materiais de construção.

O vestuário, são as roupas privativas, tais como, jalecos, uniformes e aventais. Devem ser confeccionado de material impermeável para garantir barreira de material biológico, e as- sim, ser considerado equipamento de proteção individual (EPI).

O comprimento deve ser abaixo dos joelhos, com mangas longas, fechamento frontal com botões, até a altura do pescoço: Deve ser confeccionado em tecido de algodão ou misto, não inflamável.

Os psicólogos podem usar um jaleco para se protegerem de possíveis agressões. Pois pacientes podem ficar irritados e raivosos em decorrência da doença ou do tratamento, e essa raiva pode ser direcionada aos profissionais de saúde. Ou seja, o jaleco para o psicólogo vai servir como um EPI.

O jaleco é um EPI primordial que representa a nossa atuação na área da saúde. O jaleco representa o comprometimento com as obrigações, a responsabilidade, o respeito, a empatia, o cuidado e o amor com a saúde.

Diversos países, incluindo alguns locais no Brasil, o uso de Jaleco fora do ambiente hospitalar além de ser considerado falta de higiene, risco na biossegurança, também é crime. Porém, vemos que essa prática ainda é comum entre médicos e principalmente entre estudantes da saúde.

Não carregue o jaleco nas mãos, em cabides, no banco do carro e muito menos vestido no corpo.

Jalecos devem ser utilizados somente no ambiente interno dos estabelecimentos de saúde. Sancionada em 2010, a lei estadual 16.491 proíbe os profissionais de saúde de utilizar jalecos, aventais e outros equipamentos em ambientes externos ao trabalho.