Pode usar jaleco colorido no hospital?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Jalecos coloridos, vale a pena arriscar? Os jalecos coloridos vão muito além da questão estética. Apesar do jaleco branco ser campeão na preferência dos profissionais, em muitas profissões relacionadas a área de saúde e estética é permitido usar jalecos em cores além do branco.

Porém nos centros cirúrgicos médicos, anestesistas e auxiliares sempre usam o Pijama Cirúrgico Azul ou verde, tudo isso por uma questão de extremo oposto em relação às cores. Na “roda das cores” o azul e verde estão no extremo oposto do vermelho, que é a cor do sangue humano.

O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.

Fantasmas de cores complementares
Para impedir que os cirurgiões e os profissionais auxiliares se distraiam com essas ilusões de ótica, vendo “fantasmas” de cor verde para onde quer que olhem, é que surgiu essa ideia de substituir os jalecos brancos nas salas de cirurgias pelos da cor verde ou azul.

O jaleco é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde como: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos etc. Portanto seu uso no ambiente de trabalho desses profissionais é obrigatório.

Para os médicos, existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina de que os jalecos tragam bordado o nome do profissional, junto com termo “médico”, usado assim mesmo, em letras maiúsculas, sendo que essa inscrição também pode ser da especialidade médica do profissional.

O ideal, para escolher a roupa que irá por baixo do jaleco, é apostar em malhas e algodão sem elastano, pois esses são tecidos que caem naturalmente e, com isso, não causam volume sob o jaleco.

O uso de jaleco fora do ambiente de trabalho. Está proibida a circulação de profissionais de saúde com equipamentos de proteção, como jalecos e aventais, fora do ambiente de trabalho no Estado de São Paulo, de acordo com a lei estadual 14.466/2011.

O branco nas roupas dos médicos surgiu no final do século XIX, quando se provou que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, e a roupa branca e limpa virou norma. Mas nas salas de cirurgia, os profissionais de enfermagem, cirurgiões e anestesistas usam roupa azul ou verde.

O objetivo era ajustar o jaleco ao corpo não deixando que o tecido solto atrapalhasse os procedimentos quando o médico se inclinasse. Com a popularização do uso do jaleco em várias profissões, a peça foi simplificada para ficar mais acessível.

A cor verde, representada na cobra, representam a cura, a saúde e a tranquilidade, que os profissionais de enfermagem desejam passar ao paciente no dia a dia da profissão.

A Pedra. A Pedra símbolo da enfermagem é a esmeralda e a cor que representa a categoria profissional é a verde esmeralda.

A cor vermelha indica atendimento imediato; os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos. Os usuários que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade (ou seja, pouco ou não urgentes).

O verde e o azul são cores comuns de serem encontradas em serviços ou produtos relacionados à saúde. O roxo, por ser uma cor mais lúdica, muitas vezes é deixada de lado, mas ainda sim é válido utilizá-la dependendo do serviço oferecido. Dá uma olhada em algumas logos de planos de saúde e hospitais: Dica!

Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.

Certamente o Jaleco Lord Azul Marinho é uma ótima opção para biomédicos, médicos, veterinários, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas. Contudo, você pode usá-lo em qualquer situação: ambulatórios, hospitais, unidades básicas de saúde, laboratórios, estágios.

Jalecos devem ser utilizados somente no ambiente interno dos estabelecimentos de saúde. Sancionada em 2010, a lei estadual 16.491 proíbe os profissionais de saúde de utilizar jalecos, aventais e outros equipamentos em ambientes externos ao trabalho.

Leia-se “Nome completo bordado em cor preta no lado superior esquerdo do jaleco. Se o jaleco possuir bolso no lado superior esquerdo, a identificação do aluno (nome) pode ser bordada por cima do mesmo respeitando as demais orientações.”

Os jalecos devem ser abotoados completamente para proteger sua roupa e corpo de respingos de reagentes, sangue ou outros fluidos corporais.

Personalizar o seu jaleco e escolher cada detalhe é fundamental, tanto pra que você se sinta confortável e bonito(a), quanto por representar um dos primeiros passos de um momento muito importante seu: o início de um novo curso na faculdade, no curso técnico, ou ainda, de sua vida profissional!

O símbolo da FARESI deve ser colocado na manga direita e o símbolo do curso na manga esquerda.