Quais são animais poríferos?
Poríferos (do latim: porus= poro e ferre= possuidor) são animais invertebrados, aquáticos e que possuem um corpo repleto de pequenos poros. Também conhecidos como esponjas, esses animais vivem fixos no substrato, não apresentando, portanto, nenhum tipo de movimentação.
Quais são os tipos de esponjas?
Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras. São exclusivamente marinhas e apresentam espécies asconóides, siconóides e leuconóides.
Como os poríferos são popularmente conhecidos?
Os poríferos são popularmente conhecidos como esponjas, e são animais pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, com simetria radial ou assimétricos.
Qual a família dos poríferos?
São esponjas – Filo Porifera – animais metazoários sedentários, habitantes dos mares com algumas formas de água doce (família Espongilidae). No geral as esponjas tem o aspecto de um vaso; podem ser ramificadas, globulares ou de formas variadas.
Quais são os exemplos de cnidários?
São exemplos de cnidários as anêmonas-do-mar e as águas-vivas.
Quantos poríferos?
Atualmente são conhecidas mais de 8000 espécies de esponjas, as quais apresentam uma grande variedade de tamanhos, cores, formatos e hábitos.
Quem são os poríferos por que são assim chamados?
Os poríferos são animais também conhecidos como esponjas por possuírem poros por todo corpo.
Quantas espécies de esponjas?
Atualmente, são conhecidas 9.091 espécies para o mundo, sendo 473 conhecidas para o Brasil, das quais 376 espécies são registradas para o Nordeste.
Por que as esponjas são também chamadas de poríferos?
O nome porífero está relacionado com a presença de poros que garantem a absorção de água e nutrientes pelo organismo. Esses poros, também chamados de óstios, são formados por células específicas chamadas de porócitos - que formam um canal entre o meio externo e interno do porífero.
Como é as esponjas do mar?
As esponjas marinhas são animais multicelulares que fazem parte do filo dos poríferos. Elas não possuem sistema nervoso e musculatura e também não se movimentam. Além disso, as esponjas são essenciais para o equilíbrio de ecossistemas marinhos, como os recifes de corais.
O que é poríferos e cnidários?
As medusas são do Filo Cnidaria, a craca é do Filo Artrópoda e a esponja é do Filo Porífera. O filo Porifera possui representantes que se caracterizam por serem invertebrados sem tecidos verdadeiros, possuindo espículas que ajudam na sustentação do corpo e coanócutos para auxiliar na alimentação.
O que os poríferos se alimentam?
A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares. As partículas absorvidas são capturadas pelos coanócitos, que digere parte das substâncias. A outra parte é digerida pelos amebócitos, sendo posteriormente distribuída a todas as células.
Qual a função da água na vida dos poríferos?
Resposta: Nos poríferos a água tem função de nutrir as células com liquido, ser meio de reação e meio de transporte para substâncias entrarem ou saírem de dentro dos poríferos.
Qual o animal mais simples do mundo?
poríferos
Os poríferos são os animais mais simples do Reino Animalia. Popularmente conhecidos como esponjas. Os animais do Filo dos Poríferos são todos aquáticos, predominantemente marinhos.
Quais são os poríferos de água doce?
Tais animais pertencem à Ordem Haplosclerida, sendo divididos em seis Famílias: a Spongillidae, Potamolepidae, Lubomirskiidae, Malawispongiidae, Metaniidae e Metschnikowiidae; contendo 44 gêneros.
Onde se encontra os poríferos?
Habitat dos poríferos
Existem pouco mais de 1500 espécies de esponjas-do-mar descritas. Elas são animais exclusivamente aquáticos, sendo encontradas tanto em ambiente dulcícola quanto marinho.
Tem esponja em água doce?
São reconhecidas, atualmente, no mundo, 26 gêneros de esponjas de água doce produtoras de gêmulas, aproximadamente 133 espécies, além de sete gêneros de esponjas que não produzem gêmulas, totalizando cerca de 16 espécies.