Quais são as 3 fases do processo de cicatrização?

Perguntado por: ecaldeira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independe do agente que a causou. O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

Ela é constituída por três etapas fundamentais: · Epitelização; · Angiogênese; · Formação de tecido de granulação.

1 – Fase inflamatória:
Caracterizada pela presença de exsudato (secreção), que dura de um a quatro dias, dependendo da extensão e natureza da lesão. Nesse período ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea e a liberação de mediadores químicos, podendo haver edema, vermelhidão e dor.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

Fase inflamatória
A fase inicial do processo cicatricial, inflamatória, é iniciada no exato momento da lesão e dura cerca de três dias. O dano tissular é o evento inicial que desencadeia todo o processo de restauração. Imediatamente, o corpo tenta fazer a hemostasia com a contração dos pequenos vasos próximos.

A fase de maturação tem início no 21° dia e é a última do processo de cicatrização. Durante esse estágio, a densidade celular e a vascularização da ferida diminuem. Então, começa o processo de formação das fibras colágenas.

A deiscência da sutura cirúrgica, popularmente conhecida como abertura dos pontos, é uma complicação grave na qual as bordas da ferida, que estão unidas por uma sutura, acabam abrindo e se afastando, o que aumenta o risco de infecção e dificulta a cicatrização.

Cicatrização por primeira intenção ou primária
Feridas marcadas pela presença de bordas aproximadas por sutura, de modo que essas bordas apresentam pouca perda de tecido, ausência de infecção e com o tecido de granulação levemente edemaciado. Exemplo: cicatrização de ferida pós-cirúrgica.

Fase de reparo
É a última fase do processo de cicatrização. A densidade celular e a vascularização da ferida diminuem, enquanto há a maturação das fibras colágenas. Ocorre uma remodelação do tecido cicatricial formado na fase anterior.

Processo de Cicatrização da Ferida Operatória

  1. Fase inflamatória: É caracterizada pela presença de secreção. ...
  2. Fase proliferativa – regenerativa: Esta etapa da cicatrização da ferida operatória pode durar entre 5 e 20 dias. ...
  3. Fase de reparo: É a fase de maturação, iniciando-se no 21o dia e podendo durar meses.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando "escondida" ou quase imperceptível no convívio social.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

Fase de maturação ou remodelamento
A característica mais importante desta fase é a deposição de colágeno de maneira organizada (fechamento mais resistente da ferida). O colágeno produzido inicialmente é mais fino do que o colágeno presente na pele normal.