Quais são as 3 principais coisas que um robô é capaz de realizar?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Mas todos eles concordam com os seguintes pontos principais: um robô é uma máquina inteligente e fisicamente incorporada; um robô pode executar tarefas de forma autônoma; e um robô pode sentir e manipular seu ambiente. Pense em um drone, por exemplo. Se você o controla remotamente, ele não é robô.

Principais partes dum robô

  • Controlador: cérebro do robô Esta é a parte que controla todas as funções, movimentos, cálculos e processamento de dados, por um minicomputador. ...
  • Esqueleto de robô ...
  • Partes dum robô: atuadores. ...
  • Sensores. ...
  • Manipulador. ...
  • Sistema de controle.

Os robôs são mecanismos automáticos que utilizam de circuitos integrados para realizarem atividades e movimentos humanos simples ou complexos. A robótica tem grande aplicação em diversas áreas desde a produção industrial, medicina até atividades domésticas.

Os robôs são uma ótima ferramenta para ajudar os exploradores espaciais. Eles conseguem trabalhar em lugares onde não existe ar e até em lugares onde não há calor ou gravidade. Na verdade, todas as vezes que os seres humanos foram ao espaço, os robôs estiveram lá em muitos formatos e tamanhos diferentes para ajudá-los.

Aplicações dos robôs Delta

  • Indústria alimentícia;
  • Indústria farmacêutica;
  • Indústria eletrônica;
  • Simuladores de voo;
  • Simuladores de automóveis;
  • Alinhamento de fibra óptica.

Tanto no ensino superior, quanto na educação básica, os grupos de robótica se baseiam em quatro grandes pilares: trabalho em grupo, mesa de combate, projeto robô e a pesquisa.

O robô foi inicialmente visto como forma de entretenimento, mas logo começou a se desenvolver como uma ferramenta fundamental na produção industrial. Já convencidas do potencial de uso da robótica nas fábricas, durante a década de 80, grandes empresas passaram a investir na produção de robôs.

Os atuadores robóticos usam motores para indexar o compartimento para a posição correta e abaixar o saquinho de chá selecionado na estação de infusão. Outro atuador do robô pode mover o copo para a estação de fermentação e os sensores confirmam que ele está posicionado corretamente.

Tecnologia de robôs para movimentação de materiais
Para que esses equipamentos possam movimentar materiais, é necessário que possuam uma ponta manipuladora, que é responsável por agarrar e segurar objetos.

Autômatos realizam funções diversas, tais como cozinhar, vigiar casas ou ajudar no tratamento de crianças com autismo.

Robôs espaciais autônomos poderão agir imediatamente tão logo seus sensores captem algum fenômeno, seja uma tempestade de areia, uma erupção criovulcânica ou um escapamento de metano do solo. E, em vez de uma única foto, uma câmera de alta resolução poderá captar o fenômeno por inteiro, em toda a sua dinâmica.

Os robôs começam a ser usados nas mais diversas atividades que vão desde o desarmamento de bombas e minas terrestres até a inspeção de cabos telefônicos submarinos, passando por consertos em usinas nucleares, exploração espacial, vigilância aérea de florestas, entre outras.

Em resumo, robô inteligente é um dispositivo que usa sensores para medir alguma condição no seu ambiente e decide o que fazer em seguida com base nas decisões pré-programadas ou computadas no momento.

ROBÔ COM ALMA BRASILEIRA
O trabalho destaca-se por reunir sistemas cognitivos que fazem as máquinas aprenderem a enxergar as coisas, a se comportar e a tomar decisões corretas. Assim, o robô interage com o mundo e aprende a se comportar da melhor forma, além de andar, correr ou pegar algum objeto.

Como já mencionamos, a robótica permite desenvolver sistemas produtivos que reduzem a quase zero o número de erros e perdas de recursos. Com isso, há uma otimização do trabalho industrial e a possibilidade de trabalhar com o máximo do seu potencial.

Os robôs podem ser classificados por vários critérios: Geometria: - Articulado (RRR); - Esférico (RRP); - SCARA (RRP); - Cilíndrico (RPP); - Cartesiano (PPP).

Robôs industriais são máquinas que desempenham tarefas que necessitam de esforços repetitivos, precisão, resistência, rapidez e força. Ele pode mover ferramentas, dispositivos especiais, peças e outros itens. Optar por um robô industrial aumenta a produtividade e reduz os custos da empresa.