Quais são as 4 articulações do ombro?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quais são as articulações do ombro? O ombro é composto por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral.

O complexo articular do ombro compreende a articulação glenoumeral, articulação esternoclavicular, articulação acromioclavicular e articulação escapulotorácica, e liga o membro superior ao tronco.

O ombro é uma articulação complexa que liga a cintura escapular ao membro superior. Ele é formado por quatro articulações separadas e por um complexo de músculos. Já o cotovelo também é uma articulação que fica entre o braço e o antebraço, e liga o úmero à ulna e ao rádio.

De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

Articulação escapulotorácica. Consideramos a articulação escapulotorácica como uma falsa articulação ou articulação funcional. Ela não é composta por uma união de ossos, mas sim pela escápula e musculaturas relacionadas.

O manguito rotador é o grupo de músculos e tendões que se inserem (prendem) na região proximal do úmero (osso do braço). É formado por 4 músculos do ombro: o subscapular, o supraespinhal, o infraespinhal e o redondo menor. Todos eles se originam no osso chamado escápula e se inserem na parte superior do úmero.

O manguito rotador tem a função de realizar movimentos de elevação e rotação do braço para realizar movimentos como pentear o cabelo, estender a roupa no varal ou pendurar um casaco. Outra função importante é a de estabilização da articulação do ombro, auxiliando outras estruturas importantes como cápsula e ligamentos.

Diartrose: São articulações flexíveis, caracterizadas pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial ou sinovia, que evita o desgaste ocasionado pelo atrito. Elas localizam-se entre a pele e os ossos. Exemplos: articulações do ombro, joelhos e cotovelos.

Ela é reforçada por três ligamentos: interclavicular, costoclavicular e esternoclavicular, sendo que o ligamento costoclavicular é a principal sustentação para a articulação.

Inicialmente, precisamos entender que o ombro não possui um único nervo e sim um conjunto deles. O plexo braquial é uma estrutura na região do pescoço e do ombro formada pela união dos nervos que saem da medula na região cervical em direção ao membro superior.

Os estabilizadores estáticos do ombro são: glenóide óssea, lábio glenoidal, cápsula articular, ligamentos glenoumerais e intervalo dos rotadores (espaço entre a margem anterior do músculo supraespinhal e a margem superior do músculo subescapular, contendo no seu interior o tendão da cabeça longa do bíceps, ligamento ...

músculo bicípete

Dos diversos tendões que podem ser lesados no ombro, o mais importante é o tendão do músculo bicípete. Este músculo situa-se na região anterior do braço e insere-se no cotovelo e no ombro.

A função desta articulação é permitir que a cintura escapular acompanhe os movimentos da articulação do ombro, em especial quando a articulação esternoclavicular atinge sua amplitude máxima de movimento.

Abdução do ombro
Os responsáveis por este movimento são o deltoide anterior e médio, o supraespinhoso e o bíceps. Neste teste, deve-se evitar a flexão da coluna vertebral para o lado contralateral; a elevação da escápula e a flexão e extensão do braço. Amplitude articular: 0° – 180.

Com base na classificação histológica, os três tipos de articulações no corpo humano são fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Com base na classificação funcional, os três tipos de articulações são sinartroses (imóveis), anfiartroses (pouco móveis) e diartroses (móvel livre).

As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos.