Quais são as 4 modalidades do home care?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 14 votos

O programa de atenção domiciliar pode ocorrer em quatro modalidades: cuidador, assistência de enfermagem sem internação domiciliar, oxigenoterapia e internação domiciliar (home care).

O benefício consiste, entre outros, oferecer ao paciente cuidados de alta e baixa complexidade em seu domicílio, conferindo-lhe tratamento de saúde humanizado, de forma a atender aos princípios da beneficência, não maleficência e justiça.

As três modalidades de atenção domiciliar
Portanto, temos: AD1 (atenção domiciliar de baixa complexidade); AD2 (atenção domiciliar de média complexidade); e. AD3 (atenção domiciliar de alta complexidade).

Modalidade AD2 destinada aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma UBS e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos, podendo ser provenientes de diferentes serviços da rede de atenção.

O profissional técnico de enfermagem realiza diversos procedimentos assistenciais em domicílio como curativos, administração de medicamentos e utilização de sondas, realiza ainda a coleta para exames de urina e medidas de conforto diante do quadro clínico do paciente, esses processos trazem melhoria na qualidade de ...

O home care não está previsto no rol dos procedimentos de cobertura obrigatória dos planos de saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tampouco na Lei nº 9.656/98, lei que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.

O SAD deve possuir como responsável técnico um profissional de nível superior da área da saúde, habilitado junto ao respectivo conselho profissional. O SAD deve estar inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES.

Um dos principais desafios do home care é a falta de investimento na área e na qualificação dos profissionais, além da falta de equipamentos e infraestrutura adequada, o que limita de forma significativa as possibilidades de atendimento domiciliar.

O perfil amplo do paciente de Home Care é de uma pessoa clinicamente estável, mas que necessite de tratamento sob supervisão médica e de enfermagem. No entanto, dentro dessa realidade, o paciente tem necessidades diferentes e específicas, que impactam na identificação do seu perfil.

O Home Care pode ser uma opção de assistência para diversos pacientes crônicos, com hipertensão arterial sistêmica, câncer, sequelas de AVC, doença de Alzheimer e escleroses.

No Brasil, o valor diário médio pago para um profissional de home care é de R$ 150 para um período de 12 horas. Nos casos menos graves, é possível contratar um profissional de home care pelo valor mensal de R$ 1850, em regime CLT, para uma jornada de 36 horas semanais.

De 8 a 12 pontos: Elegível para internação de baixa complexidade (6 horas de enfermagem) De 13 a 18 pontos: Elegível para internação de média complexidade (12 horas de enfermagem) 19 pontos ou mais: Elegível para internação de alta complexidade (24 horas de enfermagem)

A avaliação do paciente e da família é feita por uma equipe multidisciplinar constituída de médico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social.

O SAD é um serviço que visa reorganizar o trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica e ambulatorial nos serviços de urgência, emergência e hospitalar, a fim de reduzir a demanda por atendimento hospita- lar e (ou) período de internação, a humanização da atenção, a desinstituciona- lização e a ...

De acordo com a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado com menos frequência, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência.

O tempo médio despendido no cuidado, conforme o grau de dependência do paciente e segundo os instrumentos de classificação pode-se considerar como: dependência total – 24 horas de assistência / dia / paciente; dependência parcial – 12 horas de assistência / dia / paciente; dependência moderada – 6 horas de assistência ...

– Serviço de Atenção Domiciliar (SAD): instituição responsável pelo gerenciamento e operacionalização de assistência e/ou internação domiciliar. – Assistência Domiciliar: conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e continuadas desenvolvidas em domicílio.

LEI Nº 10.424, DE 15 DE ABRIL DE 2002.

Como norma, o atendimento domiciliar, no país, originou-se com a Portaria n° 2.416, de 23 de março de 1998, que estabeleceu critérios para realização de internação domiciliar no SUS.

Não envolver-se com assuntos de natureza particular da família, mesmo que seja convidado a fazê-lo. Manter a confidencialidade de tudo que vê e ouve na residência do paciente.

Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).