Quais são as 4 vantagens competitivas?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Existem marcas consagradas que ilustram muito bem os quatro principais tipos de vantagem competitiva: atendimento, precificação, foco e exclusividade.

Preço. Esta é a forma mais comum de vantagem competitiva. Um produto ou serviço é o mais barato do segmento e por isso atrai um público maior. Isso geralmente é conseguido graças ao poder de negociação com fornecedores e um nível de qualidade mais básico.

Para identificar suas vantagens competitivas, você pode fazer uma análise baseada nas 5 Forças de Porter (rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores, ameaça de entrada de novos concorrentes e ameaça de produtos substitutos).

Existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo ou diferenciação.

Miles e Snow estabelecem quatro tipos de estratégias competitivas: defensiva, prospectora, analítica e reativa.

Hoje em dia, o foco empresarial está voltado para as pessoas, pois: “Em um número cada vez maior de organizações, os recursos humanos são vistos como fonte de vantagem competitiva.

5 formas de criar vantagem competitiva para você se destacar no mercado

  1. Analise a concorrência e faça uma estratégia de diferencial. ...
  2. Adquira liderança de custo. ...
  3. Tenha uma estratégia de foco. ...
  4. Saiba quais são seus recursos e competências. ...
  5. Entenda o conceito de capacidades dinâmicas.

São os PONTOS FORTES da sua empresa que validam a sua vantagem estratégica. VANTAGEM ESTRATÉGICA tem tudo a ver com o LONGO PRAZO, sua capacidade de INOVAR, fazer ALIANÇAS, ATRAIR e RETER TALENTOS, entre outros pontos. NECESSIDADE COMPETITIVA é o que a sua empresa precisa no mínimo para sobreviver.

Faça uma análise dos concorrentes
Análise como seus clientes fazem os quatro pilares da vantagem competitiva: preço, foco, atendimento e diferenciação.

Os determinantes da vantagem competitiva representam o composto no qual indústrias poderão se posicionar no contexto internacional de competição. Isolada ou conjuntamente, esses determinantes podem influenciar a capacidade que empresas têm de adquirir vantagem competitiva em um setor específico.

O autor Mintzberg estabelece uma visão mais ampla do conceito de estratégia, apresentando o modelo dos 5 Ps: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.

Como identificar a Vantagem Competitiva do seu negócio

  1. 1 – O posicionamento baseado na variedade. Esse posicionamento é baseado na produção de algo especial, ou seja, depende em entregar um produto ou serviço melhor que os rivais.
  2. 2 – O posicionamento baseado em necessidades. ...
  3. 3 – O posicionamento baseado no acesso.

Porter (1989) afirma que a vantagem competitiva acontece quando uma empresa consegue criar uma capacidade ou valor superior, que a diferencia das demais, para seus clientes.

A competitividade não significa que vale tudo para ganhar, mas é preciso respeitar certas regras entre os competidores. Se uma empresa vende seus produtos fora da lei (por exemplo, não pagando seus impostos) é praticando uma concorrência desleal.

Esse tipo de vantagem permite que uma empresa alcance margens superiores e gere valor para a organização e seus acionistas. Ou seja, é algo que não pode ser facilmente replicado e é exclusivo de uma empresa ou negócio, com seu valor tendo sido criado internamente, diferenciando o negócio da concorrência.

A questão engloba as estratégias competitivas genéricas de porter: 1) Liderança em custo, 2) Diferenciação e 3) Enfoque (nicho).

A vantagem competitiva é aquele diferencial que a empresa apresenta em relação à concorrência. É algo que ninguém mais oferece. Mas, isso não se limita a um produto ou serviço em si, a diferenciação pode vir do atendimento, da criatividade, dentre outros.