Quais as vantagens e desvantagens de um autotransformador?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

A principal vantagem deste tipo de projeto de transformador é ser mais barato para a mesma classificação de VA. Em contrapartida, a maior desvantagem de um autotransformador é não ter isolamento entre os enrolamentos primário e secundário.

Como eu te falei, o autotransformador serve pra transformar a corrente elétrica que passa da tomada pro seu aparelho, tá? E ele serve pra mudar ela de 110V pra 220V e 220V em 110V!

Isto é, a diferença entre transformador e autotransformador é, basicamente, que o primeiro possui uma bobina única, enquanto que o segundo possui dois enrolamentos. Esse tipo de diferenciação já provoca aplicações distintas para cada modelo.

Isso é normal? O aquecimento de transformadores de potência, principalmente em fontes de alimentação é normal. Parte da energia envolvida no processo de transferência se perde na forma de calor devido a diversos fatores como as correntes de turbulência (Eddy) que ocorrem nas chapas do núcleo.

O auto-transformador é do tipo redutor quando o número de espiras do secundário é inferior ao do primário (Figura 13.11. a), e do tipo elevador no caso contrário (Figura 13.11.

Algumas características do autotransformador
Não possui isolação, entre a rede e a carga, minimizando seu custo e tamanho. Não possui entrada e saída definidas ou seja pode utilizar ambas as tensões como entrada ou saída. Gera menos queda de tensão quanto está em carga.

O ideal é o que o autotransformador tenha sempre 30% a mais de potência do que equipamento conectado a ele. Essa margem é importante para que não haja sobrecarga de tensão. Quer um exemplo simples de quando utilizar o produto? Sua casa só possui tomadas 110 V, porém a geladeira é 220 V.

Já o autotransformador é uma máquina elétrica que faz a mesma indução de potência a um circuito, com alteração de tensão e corrente, mas contrário ao transformador apenas um enrolamento é usado para isso, de acordo com a voltagem desejada em determinada parte do enrolamento será derivado um “tap” e neste ponto teremos ...

Na partida com chave compensadora é utilizado um autotransformador para fornecer uma tensão reduzida nas bobinas do motor.

Se ligarmos o transformador invertido a alta corrente é limitada pela lâmpada que então acende com brilho normal. Se tentarmos medir a tensão no outro enrolamento, dependendo do multímetro usado podemos ter um valor muito acima do esperado.

Então qual é o melhor para ser usado? O nobreak e o estabilizador possuem componentes eletrônicos em suas saídas, já o transformador não, por isso o transformador é bem mais adequado e robusto, pois aguenta mais potência que o restante, mesmo sendo da mesma capacidade.

A principal desvantagem de um autotransformador é que ele não tem isolamento de enrolamento primário para secundário. Ou seja, um autotransformador não é seguro na redção de tensões altas para tensões muito mais baixas.

Isso é possível pois um autotransformador é fabricado somente com uma bobina e um núcleo ferromagnético, essa bobina possui no lado da carga, ou seja, lado oposto a entrada de corrente, vários taps para configuração da bobina, dessa forma dependendo da posição do tap um tipo de tensão será gerado no aparelho.

Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.

É perigoso usar transformador? O equipamento requer atenção especial, pois utiliza óleo que fica em contato com componentes de alta tensão. Infelizmente, as explosões de transformadores e incêndios ainda acontecem, inclusive em fábricas.

Resumindo, o melhor é não usar.
Isso causa quedas de tensão e pode sobreaquecer e queimar componentes do equipamento de climatização. Como o transformador tem uma vida útil bem menor, seu desgaste pode afetar o ar-condicionado da mesma forma. Lembrando também que o consumo de energia será bem maior.

20 anos

A vida útil técnica estimada de um transformador a operar em plena carga é de 20 anos, mas quando opera em sub carga, a sua vida útil técnica passa a ser superior a 20 anos e, quando opera em sobrecarga, a sua vida útil técnica torna-se inferior a 20 anos.

Para fazer funcionar esta máquina, será necessário um transformador que faça mudança da tensão de 220V para 380 V. O Transformador 220V para 380V é, então, ideal, pois ao alimentá-lo em 220 V trifásico, haverá 380V trifásico na saída.

Transformador 110 para 220 volts para geladeira.