Quais são as 5 premissas do PEI?

Perguntado por: dantunes . Última atualização: 21 de maio de 2023
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As premissas do Programa de Ensino Integral: Protagonismo, Formação Continuada, Corresponsabilidade, Excelência em Gestão e Replicabilidade devem ser articuladas ao modelo de gestão. Como é evidenciada a construção desse Modelo de Ensino?

3 - Corresponsabilidade: é a terceira premissa do Programa e opera no sentido de garantir que todos os envolvidos no cotidiano escolar se responsabilizem pela aprendizagem dos alunos. O envolvimento e o comprometimento de todos os agentes para a melhoria dos resultados são mais alguns fatores do sucesso escolar.

Educação de qualidade é aquela que promove o desenvolvimento pleno da pessoa. A garantia do direito de toda pessoa a uma educação de qualidade demanda o reconhecimento de suas diferentes dimensões: cognitiva, emocional, social, ética e física.

A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Para isso, pressupõe a construção permanente de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais.

Os princípios norteadores do Programa são: Os Quatro Pilares da Educação, a Educação Interdimensional, o Protagonismo Juvenil e a Pedagogia da Presença que perpassam todas as ações desenvolvidas pelos educadores, com atividades interdisciplinares, espaços de efetiva participação.

Assim, a premissa permite que se chegue a uma determinada conclusão através de um processo de dedução. Existe a premissa maior, que contém o termo maior, e que culminará na conclusão. Já a premissa menor contém o sujeito da conclusão. Dadas as duas premissas, pode-se chegar a uma conclusão.

Silogismo

  • Primeira premissa: chamada de premissa maior, funciona como uma afirmação geral. É constituída pelo termo maior e o termo médio.
  • Segunda premissa: definida como premissa menor, é uma afirmação específica. ...
  • Conclusão: determina a relação lógica entre as duas premissas anteriores, pois elas servem de evidência.

Premissa pode ser um conceito, conhecimento ou experiência prévia que ajuda a chegar a uma conclusão. Por exemplo, uma premissa pode ser "todos os seres humanos são mortais", que é uma afirmação amplamente aceita e que pode ser usada para concluir que "João é mortal", se João é um ser humano.

Como premissa, o Protagonismo é considerado em duas perspectivas: a do estudante, que passa a atuar como sujeito das ações na escola, além de ser autor do seu projeto de vida, e a do educador, que também é sujeito das ações pedagógicas desenvolvidas na escola e responsável pelo aperfeiçoamento constante de sua formação ...

Plano Individual de Aprimoramento e Formação -
função ou ao Modelo trabalho.

São estes os quatro princípios: - A Educação Interdimensional, A Pedagogia da Presença, Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI e o Protagonismo Juvenil.

Definição de Termo: Premissa. Premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração. As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do projeto.

A finalidade das premissas é justamente servir de suporte para projeções e investimentos futuros, ou seja, que ainda não deram certo. Desse modo, argumentos incertos podem causar o efeito contrário do esperado, gerando apenas mais incerteza para o investidor.

Os 7 pilares da gestão educacional envolve a gestão de pessoas, administrativa, financeira, pedagógica, tecnológica, de comunicação e do cotidiano escolar. Todos os pilares são interdependentes. Com o auxílio de um sistema de gestão educacional é possível otimizar as demandas de todos os pilares.

Esta classificação, baseada em Coll, corresponde às seguintes questões: “o que se deve saber?” (dimensão conceitual); “o que se deve saber fazer?” (dimensão procedimental); e “como se deve ser?” (dimensão atitudinal), com a finalidade de alcançar os objetivos educa- cionais.

Na chamada formação integral, há um esforço por parte do colégio em trabalhar o social, o psicológico, o pedagógico e o afeto do estudante; já na educação em tempo integral, a preocupação maior é com o número de horas que a criança ou o adolescente passa dentro da instituição de ensino, independente de receber ou não ...

Cada aluno é único e aprende, portanto, de maneira diferente, e o PEI visa registrar esse caráter individual de cada aluno para que, usando estratégias adequadas, ele possa aprender, assim como os outros estudantes, no ensino regular.

O Centro de Referências em Educação Integral explica que a formação integral e global do estudante deve acontecer de acordo com alguns princípios: centralidade do estudante, aprendizagem permanente, perspectiva inclusiva e gestão democrática.

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) é considerado uma ferramenta para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com alguma limitação ou dificuldades para aprender. É um recurso pedagógico que observa as necessidades individuais de cada aluno.

- Indicadores de premissa: pois, desde que, como, porque, assumindo que, visto que, admitindo que, isto é verdade porque, a razão é que, em vista de, como consequência de, como mostrado pelo fato que, dado que, sabendo-se que, supondo que, etc.