Quais são as 5 vantagens competitivas?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Para identificar suas vantagens competitivas, você pode fazer uma análise baseada nas 5 Forças de Porter (rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores, ameaça de entrada de novos concorrentes e ameaça de produtos substitutos).

Preço. Esta é a forma mais comum de vantagem competitiva. Um produto ou serviço é o mais barato do segmento e por isso atrai um público maior. Isso geralmente é conseguido graças ao poder de negociação com fornecedores e um nível de qualidade mais básico.

Existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo ou diferenciação.

Porter identificou 3 estratégias competitivas genéricas que as organizações podem adotar e que podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto; a liderança de custo; a diferenciação e o foco.

O primeiro passo para identificar a vantagem competitiva da sua empresa é fazendo uma análise completa do seu mercado. Para isso, identifique o seu público-alvo, o potencial de crescimento, as tendências e principais demandas da área e, ainda, os seus concorrentes.

Miles e Snow estabelecem quatro tipos de estratégias competitivas: defensiva, prospectora, analítica e reativa.

Hoje em dia, o foco empresarial está voltado para as pessoas, pois: “Em um número cada vez maior de organizações, os recursos humanos são vistos como fonte de vantagem competitiva.

A competitividade de uma empresa se refere à força que ela tem para se destacar positivamente no mercado em que atua e fazer frente aos seus principais concorrentes. Mas como fazer para medir e acompanhar essa força competitiva? Bom, é aí que entram os indicadores de competitividade.

5 formas de criar vantagem competitiva para você se destacar no mercado

  1. Analise a concorrência e faça uma estratégia de diferencial. ...
  2. Adquira liderança de custo. ...
  3. Tenha uma estratégia de foco. ...
  4. Saiba quais são seus recursos e competências. ...
  5. Entenda o conceito de capacidades dinâmicas.

Faça uma análise dos concorrentes
Análise como seus clientes fazem os quatro pilares da vantagem competitiva: preço, foco, atendimento e diferenciação.

O autor Mintzberg estabelece uma visão mais ampla do conceito de estratégia, apresentando o modelo dos 5 Ps: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.

Porter (1989) afirma que a vantagem competitiva acontece quando uma empresa consegue criar uma capacidade ou valor superior, que a diferencia das demais, para seus clientes.

As 5 forças de Porter são: ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes. São os pilares de uma empresa, e se algum mudar, deve-se reavaliar seu posicionamento estratégico.

A vantagem competitiva é aquele diferencial que a empresa apresenta em relação à concorrência. É algo que ninguém mais oferece. Mas, isso não se limita a um produto ou serviço em si, a diferenciação pode vir do atendimento, da criatividade, dentre outros.

Quando se fala de estratégia é importante explicar que existem vários tipos de estratégias. Os principais tipos são: de Crescimento, de Manutenção e de Investimento.

Porter (1980, 1985) propôs uma tipologia composta por três estratégias genéricas (Figura 1): liderança no custo total; diferenciação e enfoque.