Quais são as características da pedagogia Escolanovista?

Perguntado por: icavalcanti2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Centralização do processo de aprendizagem nas necessidades das crianças. Atenção à individualidade de cada aluno. Respeito à diversidade. Integração da aprendizagem escolar com conceitos sociais importantes.

A Pedagogia é a área do conhecimento que abarca os processos de ensino e aprendizagem. Os cursos de graduação nessa área preparam os profissionais para atuarem em diversos segmentos do mercado, que vão muito além da sala de aula, mas sempre voltados para a aquisição de conhecimento e formação humana.

Ele e seus colegas defendiam que apenas um sistema estatal de ensino, pautado pela liberdade e por uma pedagogia laica e contemporânea, daria as bases para a superação das desigualdades sociais brasileiras.

O movimento Escolanovista acredita que a educação é o mais importante elemento para a construção de uma sociedade fundada em ideais democráticos, justos e com igualdade de oportunidades.

O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam.

Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional, em fins do século XIX, no continente europeu e nos Estados Unidos.

A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. O Professor é auxiliar das experiências.

Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional no final do século XIX no continente europeu e nos Estados Unidos.

Escolas brasileiras se dividem principalmente entre sete linhas pedagógicas

  • Comportamentalista. A pedagogia comportamentalista tem como objetivo moldar o aluno conforme as necessidades sociais, fazendo com que ele adquira comportamentos desejados. ...
  • Construtivista. ...
  • Democrática. ...
  • Freiriana. ...
  • Montessoriana. ...
  • Tradicional. ...
  • Waldorf.

Quais são as características do método tradicional de ensino? A pedagogia tradicional possui alguns conceitos sobre a escola, os conteúdos ensinados, a metodologia utilizada, a relação entre o professor e o aluno, entre outros.

Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método novo se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.

A Escola Nova foi um movimento mundial de transformação do ensino de grande relevância, principalmente na primeira metade do século XX. Um dos maiores nomes desse pensamento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952).

I- John Dewey foi um dos formuladores do "escolanovismo".
II- John Dewey foi um dos formuladores da ideia de escola em período integral. III- John Dewey foi um pedagogo pouco afeito às inovações tecnológicas na educação.

De maneira geral, as tendências pedagógicas podem ser classificadas em duas grandes linhas de pensamento: liberal e progressista. Elas servem como apoio para a prática de ensino e devem ser utilizadas para o aperfeiçoamento da docência, de acordo com cada situação e contexto.

Defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumen- tos para a maturação emocional e intelectual das crianças. Enquanto suas idéias gozam de grande popularidade durante sua vida e postumamente, sua adequação à prática sempre foi problemática.

A tendência renovada propõe um ensino que valoriza o aluno como sujeito do conhecimento, a experiência direta sobre o meio pela atividade; um ensino centrado no aluno e no grupo.

Mediante tal conjuntura, o educador norte-americano John Dewey (1859-1952) foi o primeiro a formular o novo ideal pedagógico e afirma que a “Escola Nova deve se dar pela ação e não pela instrução. Para ele essa concepção tem que ser uma experiência concreta, ativa e produtiva em cada um” (GADOTTI, 1996, p.

As tendências pedagógicas liberais subdividem-se em: pedagogia liberal tradicional, pedagogia liberal renovada progressivista, pedagogia liberal renovada não diretiva e a pedagogia liberal tecnicista.