Qual a diferença do curso de Pedagogia e de formação pedagógica em Pedagogia?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

As duas formações têm focos diferentes. Enquanto a Formação Pedagógica é para bacharéis e tecnólogos, a Segunda Licenciatura é somente para profissionais já licenciados que desejam expandir sua área de atuação para outras disciplinas.

A formação pedagógica em pedagogia é um curso feito para capacitar o aluno a atuar nas quatro últimas séries do ensino fundamental, no ensino médio e na educação profissional.

Podendo assim, um concluinte desse curso, participar de concursos públicos. É importante se atentar ao edital do concurso que se pretende fazer, pois, nele informará se serão aceitos diplomas referente ao curso de formação pedagógica.

Como vimos, esse tipo de formação é voltada para profissionais não licenciados. No entanto, é obrigatório que o aluno já tenha um diploma de bacharel ou tecnólogo em qualquer área do conhecimento. Mas você deve estar se perguntando qual a principal diferença entre o bacharelado e a licenciatura, certo?

Além do primeiro ano do ensino fundamental, também é possível lecionar até o quinto ano da educação básica. Se você está se perguntando quem faz Pedagogia pode dar aula do quê na educação infantil, saiba que é possível ministrar conteúdos de Ciências, História, Geografia, Matemática e Português.

Para além de dar aulas, a formação pedagógica também permite que o profissional atue na área de coordenação, supervisão ou desenvolvimento de projetos educacionais nas instituições de ensino, públicas e privadas.

Enquanto a Formação Pedagógica é para bacharéis e tecnólogos, a Segunda Licenciatura é somente para profissionais já licenciados que desejam expandir sua área de atuação para outras disciplinas.

A complementação pedagógica confere certificado, devido a sua carga horária de 1.400 horas na área de licenciatura. Entretanto, quando apresentada junto ao histórico da graduação, equivale a um diploma.

Quem ainda não tem curso de nível superior não poderá fazer o curso de Pedagogia em apenas um ano. Nesse caso, é preciso fazer a graduação regular, que exige entre três e quatro anos de estudos.

Quem pode fazer
Todos os graduados em cursos de bacharelado ou tecnólogo podem realizá-la. Além disso, é importante que escolha o curso que possua relação com sua área de formação.

Por ser um curso de caráter especial, com conclusão em menor tempo, pressupõem-se que seja um curso diferente, mas não é. Ao final do curso, o aluno deverá receber o diploma de Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, com habilitação na disciplina específica.

O R2 é uma segunda graduação? Quando você se forma em Farmácia, por exemplo, pode atuar em diferentes segmentos, como drogarias, laboratórios, hospitais e indústrias. Porém, apesar dos seus conhecimentos em Química e Biologia, não pode dar aulas em escolas, pois isso fica restrito aos licenciados.

É possível, sim! Para fazer uma especialização em qualquer área do conhecimento, só é exigido pelo Ministério da Educação (MEC) que o estudante tenha um diploma de ensino superior- bacharelado, licenciatura ou tecnológico - em uma instituição reconhecida.

Sim, pode sim. Como esclarecemos acima, a exigência para se fazer uma segunda licenciatura é já ter se formado em alguma licenciatura. E pedagogia faz parte disso.

Também compõe o seu currículo a disciplina de “História da Educação e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem”. Além disso, estão habilitados para lecionar Psicologia, Sociologia e Filosofia no ensino médio, além das disciplinas de EJA no ensino fundamental.

Antes de se aprofundar um pouco mais no tema, você precisa saber que todos os cursos de licenciatura, incluindo a pedagogia, contam com estágio supervisionado obrigatório. E essa obrigatoriedade também vale para a faculdade de pedagogia EAD.

Ou seja, o professor se habilita para dar aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, entre tantas outras disciplinas. Já o pedagogo, pode atuar tanto na escola, quanto em ambientes não escolares, como hospitais, empresas e institutos.