Quais são as cinco regras do xadrez?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Regras do Xadrez: os movimentos diferenciados

  • Nenhuma peça entre os dois.
  • O Rei não pode estar em xeque.
  • O Rei não pode entrar em xeque ao fazer o Roque.

Escute a versão em áudio!

  • O domínio do centro.
  • O desenvolvimento progressivo.
  • A segurança real.
  • A inatividade das peças.

O Jogo. O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a 1ª casa a esquerda de cada jogador (casa "a1" para as peças brancas e "h8" para as peças pretas) seja da cor preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo fazer o primeiro movimento.

A premissa do jogo é atacar o rei adversário até que ele não tenha escapatória. Quando isso acontece, temos o famoso “xeque-mate”. As peças são distribuídas em um tabuleiro quadrado, com 64 casas, alternando entre pretas e brancas. Cada jogador posiciona suas peças em um lado do tabuleiro, ficando frente a frente.

Movimentos especiais do xadrez. Além do básico de cada peça, o xadrez permite ações especiais em algumas situações: o roque, a captura en passant e a promoção do peão. Os três também estão entre os principais movimentos do xadrez.

O reiEditar
O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal.

O rei não pode ser capturado, só posto em xeque. Se um jogador é incapaz de livrar o rei do xeque, o resultado é o xeque-mate, com a perda do jogo. Jogos de xadrez não tem que terminar em xeque-mate — cada jogador pode abandonar se a situação parecer sem saída. Jogos também podem terminar em empate.

Não existe o sopro. Duas ou mais peças juntas da mesma cor na mesma diagonal não podem ser capturadas. Pedra e dama tem o mesmo valor tanto para capturar quanto para serem capturadas. Pedra captura dama e dama captura pedra.

O rei é a peça mais importante do xadrez. Se o rei for encurralado de modo que sua captura seja inevitável, o jogo termina e o este jogador perde. O rei tem pouca mobilidade, assim ele é considerado também uma das peças mais fracas no jogo. O rei pode se mover para qualquer casa adjacente.

Ordem das jogadasEditar
Sempre se inicia o jogo com as peças brancas - isso é importante para a anotação do jogo. Depois que as peças brancas fizerem seu movimento é a vez das pretas. O jogo continua com as cores alternando movimentos, as brancas depois das pretas e as pretas depois das brancas.

1. e4

De qualquer forma, a abertura mais popular é "1. e4", ou seja, movimentar o peão da frente do rei duas casas. Este lance liberta o bispo do rei e a dama, e estabelece o controle da casa "d5" no centro do tabuleiro.

O rei é a peça de xadrez mais importante. Lembre-se, o objetivo do jogo de xadrez é dar xeque-mate ao rei do adversário! No início da partida, cada lado tem um rei.

O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias. Torre: movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras. Peão: movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal. Ao contrário das outras peças, o peão não pode mover-se para trás.

O jogo de xadrez é um jogo a dois, exige um “outro”. “Eu” sou o meu rei e as peças auxiliares. O “outro” é o rei adversário com suas peças auxiliares. As peças auxiliares, tanto as minhas como as adversárias, não têm valor intrínseco, servem somente para defender o rei próprio e matar o rei adversário.

O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Quando ele está sendo atacado, ele fica em xeque, e é forçado a sair da situação do xeque. Existem três alternativas dele sair do xeque. Mover-se para uma casa que não esteja sendo atacada por nenhuma outra peça.