Quem derrotou Kasparov no xadrez?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Em fevereiro de 1996, o supercomputador Deep Blue, criado pelo gigante americano de tecnologia IBM, alcançou um feito que, cedo ou tarde, se sabia que ocorreria. Ele venceu, em uma partida de xadrez, o lendário jogador do Azerbaijão Garry Kasparov.

Garry Kasparov (de 1985 a 1992 e de 1993 a 2000 pela PCA)

Magnus Carlsen está com 2882 pontos, seu maior rating – também alcançado em 2014. O maior rating de Garry Kasparov foi de 2851 pontos, em 1999. Também é importante perceber a distância de ambos para os principais concorrentes de cada época. Na lista de janeiro de 2000, Kasparov abriu 82 pontos para Viswanathan Anand.

Garry Kasparov ou Bobby Fischer? Kasparov foi campeão do mundo por mais tempo porém Fischer foi muito mais superior que seus adversários do que Kasparov. Essas enquetes são interessantes pois as duas respostas são aceitáveis e é muito difícil de comparar as épocas.

Magnus Carlsen

Magnus Carlsen, pentacampeão do mundo de xadrez e tido como o melhor jogador de sempre, desistiu ao fim de uma jogada contra Hans Niemann. Mas a história entre os dois começou antes e envolve batota.

QI: 190

Magnus Carlsen (QI: 190)
Este gênio do xadrez nasceu em 1990 na Noruega e aos 19 anos de idade se tornou a pessoa mais jovem a assumir o topo do ranking mundial de xadrez.

O adolescente indiano Donnarumma Gukesh se tornou o jogador de xadrez mais jovem a derrotar Magnus Carlsen desde que o norueguês se tornou campeão mundial há quase uma década.

Deep Blue

No sexto jogo, que decidiria o vencedor, viu-se menos ainda do estilo de jogo do enxadrista multicampeão. Acuado e sem reação, Garry Kasparov perdeu a batalha e a guerra: Deep Blue derrotou o Grande Mestre por 3,5 a 2,5.

No dia seguinte à derrota para Niemann, Carlsen explicou sua retirada do torneio pelo Twitter. Na ocasião, postou um vídeo do técnico de futebol português José Mourinho dizendo: "Se eu falar, estou em apuros". O tweet provocou um furor de comentários e alegações de que Niemann, de 19 anos, havia trapaceado.

Magnus sempre foi uma criança muito concentrada, torcedor do Real Madri, um dos maiores clubes de futebol do mundo, ele nunca se interessou por outra coisa senão futebol, até que com 6 anos de idade seu pai lhe apresentou o xadrez, ele não gostou nada, e chegou a dizer que ele jamais jogaria xadrez.

Mover as peças no jogo de tabuleiro pode aumentar o quociente de inteligência de uma pessoa. Um estudo feito com 4 mil estudantes venezuelanos mostrou aumentos significativos nas pontuações de QI de meninos e meninas após quatro meses de prática de xadrez.

Dentre eles o número 1 do Brasil, o GM Luis Paulo Supi, e o número 2, GM Alexandr Fier. Separados por apenas 12 pontos, a disputa entre Supi e Fier vai valer a liderança do ranking nacional.

Na ocasião Fischer desistia não só de defender seu título mundial, mas também de continuar jogando. O fim da carreira de Bobby Fischer é atribuído por muitos ao seu medo de perder, por outros, a distúrbios mentais, no entanto, o fato é que a história do xadrez foi definitivamente mudada depois dessa drástica decisão.

Depois de 125 partidas e 800 dias, Magnus Carlsen voltou a perder uma partida oficial em ritmo clássico. Apesar do revés, o campeão mundial detém o recorde histórico de invencibilidade com 44 vitórias e 81 empates.

De acordo com o Grande Mestre Evgeny Sveshnikov, estatísticas mostram que as brancas não possuem nenhuma vantagem sobre as pretas em jogos jogados entre iniciantes, mas se os jogadores são mais fortes, as brancas possuem a liderança.

Existem evidências de que o xadrez foi primeiramente inventado na China, em 204–203 a.C., por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo o que fazer durante um acampamento de inverno. Também o Rei Arthur é cogitado como um dos possíveis inventores do jogo.