Quais são as culturas grega?

Perguntado por: ipinho . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica (localizada no Sudeste da Europa), não resistiram e beberam nesta esplêndida fonte cultural.

A Cultura. A cultura grega é um dos seus aspectos mais importantes devido ao grande desenvolvimento e contribuição nas artes plásticas, filosofia, esporte, teatro, democracia e mitologia.

A formação do povo grego deu-se pela mistura da cultura cretense com a de povos indo-europeus que se estabeleceram na região da Grécia. Os povos indo-europeus começaram a chegar à Grécia por volta de 2000 a.C. Eles eram formados por jônios, aqueus, eólios e dórios.

Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. A poesia, a história, as artes plásticas e a arquitetura foram também muito importantes na cultura grega. A religião politeísta grega tinha uma forte marca humanista.

Os gregos do Período Clássico buscaram cultivar a beleza e a virtude através do desenvolvimento de artes, como música, arquitetura, pintura e escultura. Havia a crença de que dessa forma os cidadãos contribuiriam para o bem-comum.

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

Tanto atenienses quanto tebanos ou espartanos tinham uma forma de educação aristocrática, isto é, as pessoas eram educadas a partir do modelo dos heróis das narrativas homéricas, para deles imitar as virtudes que tornariam o homem o melhor possível. Entre essas virtudes, estavam a coragem, a prudência e a astúcia.

Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.

A Grécia antiga era politeísta, isto é, tinha diversos deuses e cada um representava uma virtude necessária para sentir a plenitude. Como forma de aproximar a religião da civilização, a cultura grega era antropomórfica, fazendo com que seus deuses fossem representados por figuras humanas.

A escultura é uma das mais importantes expressões da cultura grega.

A religião na Grécia é dominada pela Igreja Ortodoxa Grega, que está entre as maiores igrejas autocéfalas da Igreja Ortodoxa. Ela representava 90% da população total grega em 2015, e é reconhecida pela Constituição como a "religião prevalente" da Grécia.

a influência grega em nossa sociedade é enorme o gosto pela dança pelo teatro pela arte em geral pelos jogos da Democracia tudo isso é influência da cultura grega em nossa sociedade por. isso é interessante conhecermos outras culturas né Assim podemos entender melhor.

A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.

Páscoa Grega
É a principal celebração do ano litúrgico cristão, e também a mais antiga e importante festa cristã.

Os habitantes da Grécia antiga eram politeístas e cultuavam vários deuses, semideuses e heróis. A religião cumpria o papel de unificar os diferentes povoados e tinha como objetivo formar moralmente a sociedade. As lendas dos deuses serviam para ensinar valores aos cidadãos e garantir o bom funcionamento da polis.

O cidadão grego era um sujeito político ativo. Para alcançar resoluções tinham que persuadir, discutir e defender seus interesses em público.