Quais são as doenças que o alho pode curar?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O alho ajuda a estimular as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Para isso, basta comer 1 dente de alho cru por dia para alcançar seus benefícios. Mas é importante sempre esperar 10 minutos depois de esmagar ou picar o alho antes de o submeter ao calor.

O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" LDL, e de triglicerídeos no sangue, pois inibe a sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose que pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares.

Anticoagulante, o alho melhora a circulação sanguínea
Seu poder de evitar a coagulação vem de seu alto teor de vitamina B, que diminui os níveis da homocisteína. Esse aminoácido está relacionado ao endurecimento dos vasos sanguíneos e a problemas cardiovasculares.

O alho contém alta concentração de alicina, um composto que ajuda naturalmente no relaxamente da mente, segundo estudo. Em adição a isso, alho também contém magnésio que ajuda a reduzir as atividades do sistema nervoso, ajudando a mente a relaxar e permitindo que você durma mais rápido.

Sabia que o alho é excelente para o bom funcionamento do fígado? Como é rico em vitaminas A, B e C, contribui para a desintoxicação deste órgão vital. Além disso, tem um poder anti-inflamatório, sendo um bom aliado de quem tem gordura no fígado.

Especialistas indicam se é melhor consumir em jejum, se o ideal é tomar morna ou gelada e dão a receita de como melhorar o sabor. A água com alho é uma boa opção para quem deseja aproveitar os benefícios do alho, que ajuda a combater infecções e controlar colesterol e pressão alta, entre outras propriedades.

O alho contém uma substância conhecida como alicina, que ajuda a reduzir os níveis de hipertensão. Para prevenir esse problema gravíssimo, a recomendação é que consuma quatro dentes de alho diariamente, mantendo a ingestão por vários meses.

Isso se deve ao composto ativo, alicina, encontrados em maior proporção nas espécies brasileiras, que podem reduzir o colesterol e diminuir os riscos de infarto agudo no miocárdio.

1 – Gengibre
Um dos remédios mais potentes que funciona incrivelmente bem para o tratamento do resfriado comum e gripe, naturalmente, é a raiz de gengibre fresco. Ela contém antioxidantes, é anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral e possui propriedades medicinais para aliviar a dor.

Os 7 melhores antibióticos naturais

  • Cúrcuma. Para muitos, nenhum outro alimento tem atividade antibiótica maior que a cúrcuma (açafrão-da-terra). ...
  • Limão. A elevada percentagem de potássio e vitamina C do limão faz com que seja um forte antibacteriano. ...
  • Mel. ...
  • Alho. ...
  • Cebola. ...
  • Gengibre. ...
  • Alecrim.

Esta técnica ajuda na purificação do ambiente, protegendo o corpo contra vírus e outros micro-organismos causadores de doenças como gripes e quadros alérgicos, por exemplo sinusite e rinite.

Melhora o funcionamento do fígado e potencializa sua função depurativa. Melhora o funcionamento dos rins e, portanto, ajuda a combater a retenção de líquidos. Melhora os problemas de circulação. Melhora o sistema imunológico e ajuda a aumentar as defesas do organismo.

Alicina: afina o sangue, dilata as artérias e tem ação antioxidante. Assim, é bom para evitar trombose. O alho reduz a pressão arterial, pois estimula a produção de ácido nítrico e sulfeto de hidrogênio, que relaxam os vasos sanguíneos.

Para promover a saúde do fígado, use alho fresco em vez de alho processado, picado ou em pó. Comer 2 a 3 dentes de alho cru por dia. Você também pode tomar suplementos de alho, mas só depois de consultar o seu médico.

“O limão, de forma geral, é muito benéfico, principalmente na manutenção e recuperação da saúde. Por ser rico em vitamina C, combate os problemas respiratórios, como alergias, gripes, resfriados e escorbuto. Excelente antioxidante previne a degeneração prematura do corpo e contribui na absorção de ferro pelo organismo.

Não. Não existe nenhuma comprovação científica de que água com alho funcione. Se funcionasse seria maravilhoso. Faça uso correto da sua medicação pois os efeitos da pressão arterial elevada por muito tempo sobre os rins, coração e cérebro são devastadores para a sua saúde.

Ainda que possamos comer alho a qualquer hora do dia, várias pesquisas demonstraram que a hora ideal para aproveitar ao máximo seus benefícios, é quando estamos em jejum (ou seja, depois de nos levantarmos).

Continuar lendo O que o alho pode curar?