Quais são as drogas mais usadas na UTI?

Perguntado por: lesteves4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Em muitas UTIs, benzodiazepínicos e haloperidol foram e continuam sendo as drogas mais utilizadas para sedação ou tratamento do delírio, respectivamente.

Os medicamentos sedativos, que merecem destaque, são o tiopental, midazolam, diazepam e hidrato de cloral. O medicamento tiopental é anticonvulsivante e anestésico.

Os OL mais usados, segundo a ANVISA, foram: ampicilina (91,7%), fentanil (37,9%), metronidazol (20,2%) e cefepime (16,4%); de acordo com a FDA, foram amicacina (39,2%), oxacilina (38,6%), fentanil (37,9%) e vancomicina (27,2%).

As drogas vasoativas mais utilizadas são as catecolaminas e, dentre elas, destacam-se a adrenalina, a dopamina, a dopexamina, a dobutamina, o isoproterenol e a noradrenalina. Dispõem-se os vasodilatadores também, como o nitroprussiato de sódio.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Isto significa que propofol faz com que o paciente fique inconsciente (adormecido) ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos.

Dormonid® injetável é indicado para induzir o sono em pacientes adultos, pediátricos, incluindo recém-nascidos, sendo utilizado exclusivamente em ambiente hospitalar como sedativo antes e durante procedimentos diagnósticos ou terapêuticos com ou sem anestesia local, como pré-medicação antes da indução da anestesia para ...

O maleato de midazolam comprimidos é medicamento de uso adulto, indicado para: Tratamento de curta duração de insônia. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando o transtorno submete o indivíduo a extremo desconforto, é grave ou incapacitante. Sedação, antecedendo procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos.

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

Para os autores, a cetamina IN pode ser uma alternativa apropriada ao fentanil IN para dor associada a lesões agudas de extremidades e deve ser considerada para o tratamento da dor em pediatria, especialmente em pacientes que possam apresentar maior risco de efeitos adversos com o uso de opioides 4.

O uso de fentanil na sedação para realização de ecocardiograma transesofágico associado à administração de midazolam permite a administração de uma dose menor desse benzodiazepínico.

As indicações para o uso de Epinefrina na sala de emergência são: Parada cardiorrespiratória. Choque circulatório refratário. Anafilaxia e choque anafilático.

A adrenalina, também chamada de epinefrina, é usada como medicamento para combater reações alérgicas graves e casos de anafilaxia.

Quem são os médicos que trabalham em uma UTI, o que fazem e quais as doenças e situações que necessitam de uma internação na UTI pediátrica: Asma grave e insuficiência respiratória (bronquiolites) Insuficiência cardíaca. Insuficiência renal aguda e crônica.

A dobutamina tende a diminuir a pressão venosa central e a pressão arterial sistêmica, quando houver hipovolemia associada e a pressão capilar pulmonar por meio de suas propriedades vasodilatadoras1. O débito urinário é aumentado, pois ocorre aumento do débito cardíaco e melhora da perfusão sistêmica.

A dopamina é um medicamento utilizado para melhorar a pressão arterial, melhorar a força de contração do coração e os batimentos cardíacos em situações de choque grave na qual a queda de pressão arterial não é resolvida quando se administra apenas soro pela veia.

A dopamina pode ser utilizada em baixas doses, associada ao uso de dobutamina e/ou noradrenalina no tratamento do choque cardiogênico e do choque séptico, com o objetivo de aumentar o fluxo hepático, esplâncnico e renal.

Rocuron® (brometo de rocurônio) é indicado para ser usado juntamente com a anestesia geral para facilitar a intubação traqueal em procedimentos de rotina e indução de sequência rápida de anestesia, bem como para relaxar a musculatura esquelética durante as intervenções cirúrgicas.

Atropina, para o que é indicado e para o que serve? Atropina produz dilatação da pupila e paralisação da acomodação visual, sendo indicada em oftalmologia, para exames de fundo de olho, exames de refração e para prevenir aderências em determinadas inflamações oculares.