Quais são as duas igrejas católicas?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa são vertentes do Cristianismo que se diferem em questões de costumes e doutrina.

O Vaticano, para gerir a Igreja Católica pelo mundo, divide cada país em regiões autônomas, as dioceses. O papa indica, ele mesmo, um bispo para comandar cada diocese. Na hierarquia católica, os bispos estão subordinados diretamente ao papa. Eventualmente, um bispo pode responder também a um arcebispo.

2021/2022 – 278 circunscrições eclesiásticas. Religiosas de vida consagrada = 27.182 Catequistas e ministras da palavra = 120.130. Paróquias no Brasil = 12.013. 294 catedrais, inclusas as cocatedrais.

As Igrejas do Oriente
Dessas 24, a opção pelo celibato só é um requisito para a ordenação presbiteral em uma delas: a Igreja Latina, aquela a que estamos acostumados e que predomina no mundo ocidental. Todas as outras 23 são de tradição oriental.

E, como os ortodoxos não reconhecem o papa, eles têm como chefe espiritual o Patriarca de Constantinopla, que tem uma autoridade bem menor do que o do bispo de Roma.

Cruz Ortodoxa
O Cristianismo ortodoxo venera uma cruz com um desenho diferente daquela que costumamos ver nas igrejas latinas. A cruz ortodoxa tem oito braços e Jesus aparece com os dois pés feridos por cravos. Na extremidade superior, temos o lugar onde se escreveram o nome de Jesus em vários idiomas.

1. Relativo à religião que reconhece o papa por chefe universal, geral.

Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.

O movimento protestante surgiu na tentativa de reformar a Igreja Católica, iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI.

O Cisma do Oriente ocorreria em 1054, após o patriarca Miguel Cerulário ser excomungado pelo papa de Roma. Com essa decisão, Cerulário proclamou a separação oficial entre as duas igrejas, já que, para os orientais, Roma afastara-se das pregações originais de Jesus Cristo.

Desde Lutero, está claro para os protestantes: a Bíblia é "sola scriptura", ou seja, ela é a única palavra inspirada por Deus, com revelações que nos permitem a comunhão com Ele. Já os católicos questionam a validade dessa doutrina de quase 500 anos. Eles não acham que a Bíblia, por si só, seja suficiente.

A diferença mais marcante entre as duas igrejas diz respeito à liderança. Na Igreja Católica Apostólica Romana, a liderança é do Bispo de Roma, ou seja, o Papa, que é autoridade máxima. Para os ortodoxos, todos os bispos são iguais, eles não acreditam na supremacia de um dos bispos.

O primeiro templo do catolicismo no Brasil também foi erguido pelos frades. A igreja foi erigida onde hoje é Porto Seguro e recebeu o nome de Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória, construída no ano de 1503.

A Assembleia de Deus, igreja pentecostal, é a que conta com maior número de membros em todo o Brasil, representando 34% do total. Ela é seguida pela Igreja Batista, do grupo das igrejas evangélicas históricas, e que detém 11% dos fiéis.

O pastor evangélico mais rico do Brasil é o Edir Macedo, de acordo com a Forbes, em 2013, com uma fortuna de R$ 2 bilhões.

O que é a Igreja Católica Apostólica Romana:
A Igreja Católica considera-se a única Igreja de Cristo e por isso se chama católica. É constituída por igrejas particulares ou dioceses, sendo cada uma destas, confiada a um bispo em comunhão com o sucessor de Pedro (o Papa ou vigário de Cristo).

De acordo com o site Guia de Profissões, um padre ganha em média R$ 2.476,27 por 39 horas semanais de trabalho.