Porque a cadela tenta cruzar com meu braço?

Perguntado por: ncavalcanti8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

É algo muito natural e bem mais comum do que acreditam. No caso das cadelas, o ato de montar geralmente está relacionado com alto nível de estresse, ansiedade ou maturidade sexual. Quando um animal passa muito tempo em casa, trancado e sozinho, é normal que encontre formas de se entreter, como montar no parceiro.

O cão pode estar querendo se mostrar dominante em relação a outro animal. É como se ele estivesse marcando território, sendo que esse território é o dono ou qualquer pessoa que esteja sendo esfregada. Novamente, a castração do cachorro é a melhor saída para diminuir esse comportamento canino.

O principal motivo para a monta é a excitação. Cães saudáveis são cheios de energia e precisam extravasá-la ao longo do dia.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

Se basicamente se pergunta se o seu cachorro se pode apaixonar por uma pessoa, pelo seu dono, ou por uma mulher, a resposta é sim.

Adestramento. Existem diversos tipos de adestramento que podem ser úteis para evitar que o seu cachorro queira montar a toda hora. Dizer “NÃO” com um tom de voz forte e firme, embora seu cão pense que você está irritado, é útil para que ele pare com esse comportamento.

Segundo a Perito Animal, isto acontece porque quando está a fazer festas ou a cócegas no seu animal, está a ativar os nervos que este tem debaixo da sua pele, como quando têm algum parasita, e isto produz o reflexo de coçar, que não é nada mais nada menos do que a ação de mexer as patas de forma agitada.

Quando seu cão está constantemente olhando para você durante o treinamento, significa que ele está prestando atenção em você. O contato visual com os cães desempenha um papel fundamental em seu treinamento, especialmente se você estiver treinando um cão surdo.

Da mesma forma, se o seu cachorro dorme entre suas pernas, pode ser porque ele busca precisamente esse calor. Também vemos essa busca por calor durante o dia, quando eles se deitam nas áreas da casa onde os raios do sol penetram.

A função desse comportamento ainda é pouco compreendida, mas acredita-se que tenha função social e sirva para levar informações do ambiente para os outros membros do grupo ou ainda para criar uma espécie de perfume característico da matilha.

Os animais possuem uma quantidade diferente de cromossomos, incluindo os cachorros e por isso a reprodução é inviável. Existe também problemas anatômicos pois a mulher não consegue desenvolver proteínas e hormônios capazes de nutrir o feto. Portanto, não é possível um humano (mulher) engravidar de um animal (cachorro).

O estudo revelou que o cachorro consegue diferenciar entre o cheiro da pessoa apresentando e do seu dono no seu cérebro e fica feliz ao cheirar o seu dono, mesmo quando ele não está presente. Interessantemente, ao ser apresentado ao cheiros do seu dono, a região do cérebro do cachorro relacionada a recompensa ascendia.

A preferência depende de alguns fatores, como prazer, segurança e confiança garantidos pelos tutores. Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido".

O cheiro de uma cadela no cio é muito forte e impregna para valer em qualquer lugar que fique. Isso vale para tapete, grama, calçada e sofás. Então, todo objeto que receber sua cadela para um descanso ou locais que ela faz xixi estarão impregnados com o cheiro do cio dela.

O motivo é simples, pois quando estão nesse período elas liberam uma substância conhecida como feromônio que é capaz de chamar a atenção dos machos. Mesmo longe, os machos são capazes de sentir o odor a até um quilômetro de distância.

Não há nenhum truque para fazer uma cadela cruzar. Os animais agem de acordo com a experiência, aprendizado e etologia. Quando um animal não quer fazer algo, ele jamais deve ser forçado, pois cada um precisa de tempos diferentes para fazer determinadas coisas.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.