Quais são as matérias mais difíceis do ensino médio?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 23 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

A matemática continua sendo a maior dificuldade dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada de ensino.

Em algumas séries, como a 5ª e 7ª (6º e 8º anos pela grade atual) do ensino fundamental, e principalmente no 1º ano do ensino médio, a dor de cabeça costuma ser maior. Isso porque essas são as séries com maior índice de repetência nas redes pública e privada, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC).

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Matemática é a disciplina mais difícil para alunos do ensino médio.

A primeira série do Ensino Médio é a série com o maior índice de reprovações e de evasão escolar, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Em relação às matérias que os alunos menos se interessam, 32% disseram ser a física, 20% responderam ser a matemática, 11% a química, 7% as disciplinas de artes, história e inglês, 4% para as disciplinas biologia, português e geografia, e 3,8% para filosofia (figura 2). Fig.

  • Veja aqui as disciplinas mais importantes na vida desses famosos:
  • Matemática. ...
  • Física. ...
  • Filosofia. ...
  • Sociologia. ...
  • História. ...
  • Biologia.

Domínio insuficiente da linguagem: o campo de estudo da química vai do micro ao macro, do mundo atômico às observações do dia a dia. É comum o uso de analogias e comparações para explicar fenômenos que somos incapazes de observar de perto. Muita gente não consegue sair do campo da abstração, aí começam os problemas.

Segundo o último Censo Escolar, é entre o 6o e o 9o ano, no ensino fundamental 2, que alguns dos maiores “palavrões” da educação começam a ganhar robustez estatística, tais como reprovação, distorção idade-série e abandono escolar.

A criação do 4º ano do ensino médio também chegou a ser anunciada pelos governos do Rio Grande do Sul e do Maranhão. No RS, foi elaborado um programa de recuperação que pode ser comparado a um 4º ano, voltado para os estudantes que haviam se formado durante a pandemia (2020 e 2021).

São eles: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; E, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservados para a Formação Técnica e Profissional.

Quais são as disciplinas do ensino médio?

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

2 cadernos grandes (1 para Língua Portuguesa e 1 para Literatura).

A percentagem de alunos que reprova ou desiste de estudar no ensino secundário tem vindo a diminuir, continuando a ser o 12.º o ano mais difícil para os estudantes, segundo uma análise da Lusa.