Quais são as notas do baixo de 5 cordas?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

5 cordas – B – E – A – D – G ou E – A – D – G – C. A afinação de baixo 5 cordas pode ser de duas formas.

1ª corda: é a mais aguda das cordas e recebe o nome de SOL (G). 2ª corda: recebe o nome de RÉ (D). 3ª corda: recebe o nome de LÁ (A). 4ª corda: é a mais grave e recebe o nome de MI (E).

Cada coluna tem uma função. Na coluna do contra baixo temos a nota que fará o câmbio com a nota principal do ritmo, que é o baixo fundamental. Esse contra baixo está sempre uma terça maior da nota do baixo. Por exemplo, o contra baixo de Dó será Mi, de Fá será Lá, de Sol será Si, e assim por diante!

Além de tirar música de ouvido, que é uma habilidade importante para todo Baixista, é importante que ele saiba ler Cifra, tablatura e também partitura, além de conhecer as notas no braço do instrumento.

O padrão usado para a afinação é o de 440 hz que corresponde à nota Lá. Se eu sei qual é o som da nota lá, com essa referência eu sei onde está a nota si ou a nota sol, e assim por diante.

O de 4 cordas é ideal para jazz, rock, blues, bem como funk e gospel. O de 5 é muito usado em alguns subgêneros do jazz, bem como rock progressivo. Já o de 6 cordas é usado em contextos de baixo solista, bem como em gêneros brasileiros como o forró.

A ordem das cordas é E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-ré-lá-mi. O primeiro “mi” é a corda mais fina do violão, a corda de baixo, e muitas vezes acontece o equívoco de se numerar de maneira contrária, chamando a sexta corda, a mais grossa, de primeira.

A nota de cada corda é a seguinte:

  • corda: mi.
  • corda: si.
  • corda: sol.
  • corda: ré
  • corda: lá
  • corda: mi.

O baixo ou contrabaixo elétrico ativo tem um som bem estridente e distorcido, enquanto que o passivo tem um som mais puro e suave. Então, dependendo dos ritmos que você vai tocar, pode preferir um ou outro.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

Um baixo tem um registo mais grave, mais concretamente uma oitava abaixo de uma guitarra.

Baixo é mais fácil do que guitarra
Tá, essa pode não ser a razão mais louvável, mas fato é que o baixo é bem mais descomplicado do que a guitarra. Se você apenas quer tocar um instrumento de corda por hobby, se deixe apaixonar pelo charme e pela quase facilidade do baixo!

Não há como negar que um professor experiente poderia ajudá-lo muito, contudo é possível aprender a tocar contrabaixo sozinho. Para isso, comece reservando um tempo para se familiarizar com o instrumento, mesmo que já toque violão ou guitarra.

pra. quem já está no básico intermediário uma duas horas por dia é legal pode até se estender mais lembre se quanto mais você treina mas você desenvolve a prática de instrumento. um tempo você já vai estar retendo mais.

1 – Franz Liszt – La Campanella
As composições de Franz Liszt talvez pudessem preencher a lista toda, mas a unanimidade é a famosa “La Campanella”.

Se você quer aprender a tocar um instrumento fácil, o instrumento haviano, ukulele é perfeito. Além de ter seu manuseio facilitado, pode ser transportado com facilidade e não exige um valor alto de investimento.

Se você quer a resposta curta, duas sugestões atuais do mercado são o Tagima Woodstock TW73 e o Michael BM675. Eles custam próximo de R$1000,00. São excelentes opções para você começar a estudar e praticar hoje mesmo com nossos cursos para iniciantes em baixo.

A primeira corda, a nota sol, está escrita em cima na última linha, a segunda corda, a corda ré, está na terceira linha, a terceira corda, nota lá, na segunda linha, e a quarta corda, nota mi, está na primeira linha.