Quais são as plantas de pomba-gira?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Regência principal: Orixá Pombagira. Campo de atuação: Estímulo e Desejo. Cores: Vermelho, Preto e Bicolor Preto e Vermelho. Ervas: patchouly, malva rosa, rosa vermelha, canela, amora, hibisco, pitanga, entre outras.

Pinhão Roxo – Erva Quente. Limão – folhas. Erva Morna. Dandá da Costa – Erva Quente.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Rosas vermelhas e mel para Pomba Gira
Esse ritual da Pomba Gira é bastante simples de ser feito e muito potente para atrair amor e autoestima. Em primeiro lugar, leve um litro de água ao fogo e acrescente sete pétalas de rosas vermelhas e três colheres de mel.

Aromas doces e picantes de rosas são essencialmente dedicados a uma das energias mais poderosas e incompreendidas das religiões afro-brasileiras.

Uso único. Não pode ser ingerido. Banho com 7 ervas especialmente ligadas à energia feminina da sensualidade, autoconfiança e sedução. Composição: Sálvia, Hibisco, Rosas, Amora, Calêndula, Artemísia e Malva.

O poderoso banho da Pomba Gira vai melhorar sua autoestima e exaltar sua beleza, atraindo olhares e facilitando sua busca pelo parceiro (a) ideal. COMPOSIÇÃO: Rosa Vermelha, Hibisco, Cravo, Pitanga e Artemísia. Apague o fogo; Despeje as ervas; Tampe e deixe descansar por 20 min, Coe e espere a temperatura amornar.

Suas oferendas são o champanhe, o vinho, as bijuterias e os batons.

Oxalá (21/01 a 19/02) - Alecrim
Quando deixada em casa, purifica o ambiente com o seu odor e desperta a alegria pelo ambiente.

São formadas pelas seguintes plantas: arruda, guiné, alecrim, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, majericão e pimenteira. Um vaso com as sete ervas pode ser colocado em qualquer ambiente que se deseja proteção e limpeza energética.

Pode conter também terra de porta de banco, cemitério, encruzilhada, comércio etc... metais específicos. Gira cuida do lado de dentro.

Características da Pomba Gira Dama da Noite
A rainha da noite é uma espécie de informante e por isso está presente em todos os lugares. Costumam ser mais discretas quando incorporadas e encantam a todos com sua dança.

A Rainha do Cruzeiro gosta de trabalhar para a sedução, é uma Pomba-Gira bastante sedutora, costuma apresentar-se com cabelos loiros quase branco, seus trajes curtos e preto, trabalha para a guerra e amarração de casais que se amam, mas nunca separa casais e se aborrece com quem pede.

ROSAS VERMELHAS

ROSAS VERMELHAS | Maria padilha das almas, Padilha, Rosas vermelhas.

As cores predominantes da Pomba Gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos. Para as Pombagiras, itens mais delicados agradam mais, como brincos, pulseiras, colares, perfumes, rosas, champanhe, anis, vinho rosé.

Numa sexta-feira de Lua Crescente pegue o perfume e coloque em um prato raso com um pouco de água no fundo. Em volta coloque sete pétalas de rosas vermelhas, um pouco de açúcar e salpique com canela em pó. Abra o perfume e ao lado, acenda uma vela vermelha num pires oferecendo às poderosas ciganas sedutoras.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

A forma que refere não tem que ver com o adjectivo giro característico do português europeu («miúda gira» = «moça bonita»). O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa recolhe as formas Pombagira e Pombajira (sempre com maiúscula), dando preferência a esta última .

Entre as oferendas mais comuns para esta falange estão: padê de farofa com dendê, champanhe, cigarros, brincos, pulseiras, colares e velas, além de rosas vermelhas. Suas cores preferidas geralmente são o vermelho e o preto.