Quais são as principais características da dança urbana?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

É importante que percebam que as Danças urbanas possuem as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados harmoniosos, rápidos, ora simétricos, ora assimétricos, fazendo uso das pernas, cabeça e ombros, coreografados, com músicas que possuem uma “batida forte”.

Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

Ele engloba quatro elementos: O Breaking, Grafite, Dj e Mc. A dança é ligada pelo Breaking onde tem outros estilos que vêm das Danças Urbanas; o Hip Hop Dance é a essência da dança.

E para você conhecer um pouco mais da história desta dança, separamos os 5 estilos mais famosos do Street Dance, que são:

  • BREAKING/B-BOYING. É a dança presente nos breaks das músicas de hip hop e seus dançarinos são conhecidos no mundo da dança como b-boys ou b-girls. ...
  • HIP HOP DANCE. ...
  • HOUSE DANCE. ...
  • LOCKING. ...
  • POPPING.

HIP HOP E DANÇAS URBANAS
Esta última é a mais conhecida forma de dança urbana no Brasil e, muitas vezes, os praticantes de outros estilos começam nela, como Paula Dri. No entanto, estilos como o popping e o locking foram criados antes mesmo do breakdance.

Um jeito de dançar com ritmo mais rápido, uma vertente do rap mais agressiva. É caracterizado por movimentos livres, expressivos, de improviso, raramente são coreografados.

Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.

Difere-se do Street Dance pois o Hip Hop utiliza-se das danças sociais conhecidas como, harlem shake, happy feet, monastery e etc, enquanto o Street Dance além desses estilos se utiliza também das linguagens corporais do Jazz, Dança Contemporânea, e outros movimentos conhecidos pelo corpo do dançarino e do coreógrafo.

História das danças urbanas no Brasil
Na década de 80, as danças urbanas começaram a se popularizar no Brasil. O sucesso de videoclipes de artistas norte-americanos, e filmes como "Beat Street" e "Breakdance" fizeram sucesso com a street dance.

O principal objetivo desse estilo de aula na academia é a ludicidade, deixando claro que outras várias capacidades coordenativas são treinadas durante a prática do street dance. A corrida também pode ser usada. No Brasil, o street dance foi introduzido nas academias acompanhando o crescimento das ginásticas aeróbicas.

O surgimento das Danças Urbanas, grosso modo, deu-se pela crise econômica dos Estados Unidos, na década de 1920, quando músicos e bailarinos de cabaré acharam na rua uma forma de ganhar dinheiro, fazendo seus shows.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações. Estabilidade e instabilidade.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Na hora de escolher a roupa a usar na sua primeira aula de street dance, a aposta certeira é o casual. Uma camiseta larga, já bem rodada, e uma calça de moletom são opções totalmente aceitáveis. Tops e camisetas regata também são super recomendados.

DJ Kool Herc

A Dança de Rua não surgiu isolada, ela passou a existir juntamente com outros elementos da cultura hip hop, o rap, o MC e o graffiti. Podemos identificar alguns de seus precursores, como o DJ Afrika Bambaataa, o DJ Kool Herc, e os cantores James Brown e Michael Jackson.

O termo Danças Urbanas é usado para descrever danças que surgiram em contextos urbanos. Um aglomerado de vários estilos de dança como: Locking, Wacking, Vogue, Popping, Waving, Scare Crow, Animation, Boogalooing, Hip Hop, Freestyle, House Dance etc.

É um rótulo que os americanos criaram para identificar os estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. Muitos pensam que é um único estilo de dança, mas na verdade é apenas um termo que engloba vários estilos de dança.