Quais são as principais características da filosofia moderna e seu surgimento?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.

A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.

Resposta: racionalismo, antropocentrismo, evolução da ciência (revolução copernicana, física newtoniana etc).

A filosofia moderna começou no século XV, quando teve início a Idade Moderna. Esse período marca a transição do pensamento medieval, fundamentado na fé e nas relações entre os homens e Deus, para o pensamento antropocêntrico (homem no centro do mundo). É nessa fase que a humanidade se torna o grande objeto de estudos.

Representado pelo filósofo René Descartes, o racionalismo é a escola da filosofia moderna que acredita em métodos padronizados para o alcance da verdade absoluta. Para essa corrente, é muito importante haver o rigor matemático e racional do método cartesiano.

A filosofia moderna é a corrente filosófica que tem início no século XV e vai até o século XVIII. O seu fim é marcado pelo início da Idade Contemporânea.

As principais escolas da filosofia moderna são: racionalismo, empirismo e idealismo.

A filosofia moderna contribuiu em muito na construção dos modelos morais que hoje estão presentes na sociedade, sem essa profunda reflexão acerca dos direitos e deveres do indivíduo na sociedade certamente teríamos um modelo social desequilibrado e injusto com populações vulneráveis ou minorias.

Diversas transformações no âmbito da cultura grega contribuíram para o surgimento do pensamento filosófico, tais como: a redescoberta da escrita, o surgimento da moeda, a formulação da lei escrita, a consolidação da democracia, entre outras.

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. e foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos e os acontecimentos de maneira racional.

A filosofia moderna é uma corrente filosófica que se inicia no século XV em um movimento de rompimento com o pensamento medieval e prevalecimento de um ideal renascentista.

De um modo geral, a filosofia contemporânea tinha por objetivo produzir uma nova concepção de racionalidade. O pensamento filosófico moderno tinha a razão como uma ferramenta de emancipação intelectual através da reflexão. A racionalidade deveria ser utilizada para que os homens dominassem sua natureza.

A Filosofia Contemporânea inicia-se no século XIX e perdura até os dias atuais, tendo como marca principal a crítica ao cientificismo moderno e às estruturas racionais.

As principais características da ética moderna são: Defesa da autonomia intelectual e moral dos indivíduos; Ética baseada na razão, desvinculada da religião, em harmonia com a natureza humana.

São características do pensamento Moderno, exceto: misticismo; antropocentrismo; contratualismo; racionalismo. jusnaturalismo; - História do Socialismo.

São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características. A análise filosófica deve ser, antes de mais nada, rigorosa.

Frequentemente, os historiadores da filosofia designam como filosofia moderna aquele saber que se desenvolve na Europa durante o século XVII tendo como referências principais o cartesianismo - isto é, a filosofia de René Descartes -, a ciência da Natureza galilaica - isto é, a mecânica de Galileu Galilei -, a nova ...

René Descartes (1596–1650) pode ser considerado o pai da filosofia moderna, pois, em vários aspectos, permitiu uma visão crítica da filosofia medieval, especialmente no que se referia à possibilidade do conhecimento da natureza.