Quais são as principais características da ciência moderna?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Duas das características fundamentais da Ciência Moderna precisam ser ressaltadas. São elas: linguagem matemática, que está implicada nas fórmulas que decodificam os fenômenos naturais, e a relação com a técnica, ou a produção de aparatos tecnológicos capazes de manipular a natureza.

A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.

A ciência moderna não resulta de um progresso da observação; ela consiste, ao contrário, em uma predominância da razão sobre os fatos da experiência. Ela implica um afastamento prévio da realidade empiricamente conhecida para substitui-la por modelos ideo-matemáticos.

Temos agora técnicas mais poderosas de análise de dados, equipamentos mais sofisticados para fazer observações e realizar experiências, e uma amplitude e profundidade do conhecimento científico muito maiores.

Pois bem: a época de eclosão da ciência moderna (séculos XVI a XVIII) ficou marcada não somente pelo desenvolvimento de novos procedimentos de investigação, mas também pela descoberta de novos fenômenos e, principalmente, pelo desenvolvimento de novas teorias capazes de explicá-los.

Um dos mais importantes pensadores do Renascimento no âmbito do conhecimento científico, Galileu Galilei, é conhecido como o pai da ciência moderna por conta de seu papel como cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor.

A crise da ciência moderna é uma crise de legitimidade e fundamentação. Isso porque as antigas relações que a ciência tinha com a verdade foram questionadas, pois já não há critérios que possibilitem um conhecimento ab- solutamente certo e seguro.

Além de suas grandes descobertas, ideias e invenções, a elaboração de um método científico está entre suas maiores contribuições. Galileu instaurou o modelo mecanicista, experimentalista e matemático que marcaria o nascimento da Ciência Moderna, com influência em todas as ciências.

A ciência moderna, esta conquista prometeica que contribuiu para agonizar o medievo, visa à compreensão dos fenômenos naturais e suas relações internas e externas nos mais variados campos possíveis, e para a realização deste feito faz uso do método indutivo, empírico e probabilístico, opondo-se ao intuitivo-dedutivo ...

Considerado o pai da ciência moderna, Galileu Galilei realizou importantes contribuições para diversas áreas, como a Física e a Astronomia.

A ciência moderna se baseia totalmente no experimentalismo e nas práticas com o uso da razão humana, o que era bastante diferente nos tempos anteriores.

Ciências exatas, humanas e biológicas são as três principais áreas do conhecimento. Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais.

A ciência moderna surge com a determinação de um objeto específico de investigação e com o método pelo qual se fará o controle deste conhecimento.” P119 Cada ciência tem seu campo delimitado de conhecimento e pesquisa.

O grande objetivo da ciência moderna consiste na explicação do mundo natural em que vivemos. Como isso ocorre? Na prática, os cientistas criam conhecimentos que podem ser compreendidos pelo restante da sociedade. Na prática, esse objetivo é visto quando a gente passa a aprender "como as coisas do mundo funcionam".

Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui.