Quais são as principais características de um governo absolutista?

Perguntado por: adrumond . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Os monarcas do Estado Absolutista tinham plenos poderes para tomar decisões e emitir ordens de acordo com sua conveniência, sem precisar dar satisfação a nenhum órgão da soberania, muito menos, para a sociedade. A autonomia real interferia até nos assuntos religiosos.

1- Centralização ilimitada do poder nas mãos dos monarcas. ... 2- Os monarcas tinham autonomia para inferir em assuntos religiosos. ... 3- Instituição de leis e decisões executivas sob controle monárquico. ... 5- O mercantilismo foi o principal sistema econômico do absolutismo.

O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa.

O absolutismo consistia na concentração do poder político integralmente na figura do rei, do monarca. Ao rei era atribuída a legitimidade das instituições políticas, o fundamento da lei. Por isso, o termo que o caracteriza vem do adjetivo absoluto, que vige acima de todos.

Dessa forma, entre os principais teóricos do absolutismo destacaram-se: Maquiavel, que escreveu o clássico livro intitulado “O Príncipe”, Thomas Hobbes, autor da obra “Leviatã”, e Jacques Bossuet, que escreveu “Política retirada da Sagrada Escritura”.

Na esfera política, era caracterizado pelo absolutismo, ou seja, o poder ficava todo concentrado nas mãos do rei. No campo econômico, vigorava o mercantilismo, marcado pelo intervencionismo estatal, com vistas ao acúmulo de metais preciosos.

Entre os principais críticos do absolutismo estavam pensadores como John Locke, Montesquieu e Voltaire, que defendiam o liberalismo e a separação de poderes como forma de garantir a liberdade e os direitos individuais. Essas ideias influenciaram a Revolução Francesa e a construção de democracias modernas.

O Estado sou Eu

O rei Luís XIV (1643-1715), conhecido como “Rei Sol”, personificou todas as características do absolutismo, e a ele foi atribuída a frase “O Estado sou Eu”. Essa característica de representação completa do Estado fazia do rei um elemento político absoluto. Daí vem o termo absolutismo.

AS CARACTERÍSTICAS DO ABSOLUTISMO MONÁRQUICO A monarquia absoluta é definida por: uma única pessoa dita as regras na gestão pública; • as regras e leis impostas pelo monarca não podem ser revogadas ou questionadas; • o rei tem o controle absoluto sobre a região ou país.

Qual das características abaixo NÃO se identificam com o Absolutismo? As pessoas que se colocavam contra o rei, sofriam castigos violentos. O rei não intervinha nas questões religiosas, diferente do período da Idade Média.

No caso podemos afirmar que um estado absolutista diz respeito ao poder político centrada na figura de um rei. Nesse sentido, esse rei comanda de forma ilimitada e muitas vezes de maneira despótica. Tal regime foi muito comum no fim da idade média e o início da idade moderna com predominância na Europa.

A nobreza representava uma forte base de sustentação política capaz de legitimar a autoridade do monarca. Por essa razão, os nobres foram amplamente privilegiados no interior do estado absolutista ao ter a isenção sobre diversos impostos, além do expressivo poder de barganha política para obter favores pessoais do rei.

É impossível pensar o Absolutismo sem mencionar o Mercantilismo. A união entre os dois pensamentos, um político e outro econômico, fez surgir o Estado Moderno.

Monarquia Absolutista
Na monarquia absoluta ou absolutista, o monarca possui poderes amplos sobre o país. Assim, além de ser chefe de Estado, o monarca também é chefe de governo.

No Absolutismo português o rei era aclamado e não ungido ou sagrado, obrigado a prestar um juramento pelo qual se comprometia a respeitar o povo, as leis da Igreja e os privilégios e costumes do reino, isto é, o monarca comprometia-se a aceitar a lei moral e religiosa, bem como as tradições.

O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas. Primeiro Estado – Controlado pelo clero. A França era um país católico.

O surgimento do absolutismo foi um fenômeno relacionado com o surgimento do Estado nacional moderno, no final da Baixa Idade Média. Também foi quando a burguesia começou a estabelecer-se, e, para essa classe, a consolidação dos seus interesses mercantis passava pela existência de um governo centralizado.

A monarquia absolutista nasce com Luís XIV de França, conhecido como "Rei-Sol", logo após a morte do seu primeiro-ministro, em 9 de março de 1661, o cardeal Jules Mazarin.

Os principais reinos absolutistas foram Espanha, França e Inglaterra. Na Espanha, a unificação política começou em 1469 por meio do casamento do rei Fernando de Aragão e a rainha Isabel de Castela.