Quais são as principais características de um texto literário?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.

O que é um texto literário? O texto literário é focado, principalmente, na expressividade do autor. Em geral, esse tipo de construção é repleta de manifestações poéticas e está aberto ao espaço subjetivo.

Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literários é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.

Texto Literário:

  1. Linguagem conotativa (sentido figurado);
  2. Presença da Função Poética (centra-se na mensagem e preocupa-se com a arrumação das palavras);
  3. Presença da Função Emotiva (expressa sentimentos);
  4. Presença de figuras de linguagens;
  5. Musicalidade.

Representação é o ato de apresentar ao espectador uma ação fictícia. E enquanto a narrativa permite que o narrador transmita uma certa história ou ação, a representação teatral presentifica a mesma história através do cenário, da luz, do som, das atitudes, dos gestos, das palavras…

Mistura de tendências estéticas (ecletismo) União da arte erudita e da arte popular. Prosa histórica, social e urbana. Poesia intimista, visual e marginal.

As funções do texto literário como citado são as seguintes: estética, lúdica, cognitiva, catártica e pragmática: a estética é aquela, que cumpre o papel de fazer o ato de escrever literário diferente dos outros. Considera-se um texto como literário se ele cumprir a função de representar de forma artística o real.

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

Características dos textos literários
Possui uma função estética, tendo como principal objetivo o entretenimento do leitor. Recorre à função poética e emotiva da linguagem, visando criar expressividade e despertar sentimentos e emoções no leitor.

Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.

Entre os tipos de textos literários, estão: crônicas, contos, poemas, romances, fábulas, peças teatrais, minicontos, lendas, telenovelas, letras de música, roteiros de filmes etc.

Por exemplo, enredo, tema, personagem e entonação são elementos literários, enquanto que figura de linguagem, foreshadowing ou ironia podem ser consideradas técnicas literárias. Elementos literários ajudam na discussão de entendimento de uma obra literária como categorias básicas de análise crítica.

A análise de um texto literário pode ser feita por meio de técnicas como identificação de figuras de linguagem, análise da estrutura narrativa e estudo dos personagens. Além da análise textual, a compreensão de um texto literário também envolve a apreciação estética e emocional da obra.