Quais são as principais características do estilo barroco?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

Formas curvilíneas, colunas retorcidas e diversos pormenores decorativos são comuns nas obras inseridas no movimento barroco. A expressividade dramática é outra característica deste estilo artístico, marcado por feições humanas exageradamente emocionadas, transmitindo principalmente a sensação de tristeza e sofrimento.

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Vertentes literárias do estilo Barroco
Cultismo e conceptismo foram estilos literários do Barroco, Movimento da Literatura Brasileira que se iniciou nos anos 1600. Embora tenham se desenvolvido no mesmo período, cada um deles tinha uma linha de pensamento e características diferentes.

A pintura barroca foi caracterizada ainda por uso da técnica chamada chiaroscuro, a qual usava cores claras e cores escuras dando destaque às imagens. Muitas das obras não possuem luz natural. A luz aparece de forma a dar destaque a imagem principal.

Fazem parte das características do barroco exceto: objetivismo e razão. O Barroco foi um movimento cultural que, em oposição ao Classicismo, buscou valorizar a tradição Cristã. No Brasil, o Barroco se iniciou por volta do século XVII com o seu auge no século XVIII.

O barroco é um movimento artístico que compreende múltiplas manifestações artísticas — literatura, pintura, arquitetura, música — produzidas entre o final do século XVI e o início do século XVIII.

Na chamada arte barroca notamos uma preocupação menor com as formas e as linhas utilizadas na criação de uma pintura ou escultura. A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.

A arquitetura barroca apresenta elementos construtivos característicos como cúpulas desenvolvidas, utilização de abóbadas, arcos e colunas tortas, visto que uma das características do barroco também é a assimetria ou tortuosidade nas suas formas.

(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria. intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

Na arte barroca havia muito o contraste do claro e escuro, era uma maneira de fazer com que as obras fossem repassadas de uma maneira mais artística e filosófica, que combinava com os ideais barrocos, assim, a alternativa C está correta.

Resposta verificada por especialistas. O Barroco presa pela valorização do detalhe, se aproxima do realismo, valoriza as luzes, sombras e a sensualidade. Estas características estão presentes na imagem e podem ser notadas pela análise de quem a observa.

  • Caravaggio
  • Gian Lorenzo Bernini
  • Rembrandt
  • Aleijadinho
  • Peter Paul Rubens
  • Diego Velázquez