Por que o Arcadismo se opõe ao estilo Barroco?

Perguntado por: igouveia4 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O Arcadismo se opõe ao Barroco, porque é simples e não exagerado como as obras barrocas. A expressão em latim inutilia truncat, que significa “cortar o inútil”, transmite o desejo dos árcades em deixar de lado os exageros - que eles consideram inútil - para manter o equilíbrio nas suas obras.

Por ser um movimento literário que propõe o retorno ao estilo clássico e à estética renascentista, é também denominado de Neoclassicismo. O Arcadismo é uma reação contrária ao Barroco porque rompe com a escrita aprimorada e sofisticada, caracterizada por orações na ordem indireta e uso de antíteses.

O estilo Árcade reagirá contra os excessos do Barroco preconizando a restauração dos ideais clássicos, impregnando linguagem poética de simplicidade e racionalismo, a exemplo dos modelos greco-latinos.

A árcade tinha características clássicas, como a presença de pastores e ovelhas em ambientes equilibrados. Já na natureza romantica, que aconteceu um pouco mais tarde, no conceito de independência do Brasil, existem elementos do país e tropicais, como araras, índios, jandaias e o mar verde.

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

O Arcadismo no Brasil foi o movimento literário posterior ao Barroco e anterior ao Romantismo. Esse movimento também é conhecido como Neoclassicismo – devido à retomada dos valores gregos e romanos – ou Setecentismo, já que o estilo ocorreu no século XVII.

(FAG) Sobre o Arcadismo, é correto o que se afirma em: Nesse período o homem é regido pelas leis físico-químicas, pela hereditariedade e pelo meio social. A poesia dessa época dá ênfase ao poder de vidência do artista.

As principais características do Barroco

  • Arte rebuscada e exagerada;
  • Valorização do detalhe;
  • Dualismo e contradições;
  • Obscuridade, complexidade e sensualismo;
  • Barroco literário: cultismo e conceptismo.

Em contraste aos escultores do Barroco, que coloriam suas obras, os artistas neoclássicos preferiam usar a cor branca natural do mármore, reproduzindo o mesmo estilo dos escultores gregos e romanos. Entre os temas mais esculpidos, estava a mitologia, com seus personagens heroicos.

Resposta: Ao contrário da literatura Barroca, os poetas árcades preferiam uma linguagem mais simples e que todos pudessem entender. Os árcades usam a razão, ou seja são racionalistas, usam uma linguagem mais equilibrada, mais simples e mais harmoniosa comparado com a literatura Barroca.

Não existe diferença. Explicação: porque é um único movimento decorrente do Iluminismo. Esse movimento despreza o exagero e o rebuscamento do Barroco, buscando nos clássicos e nos renascentistas novos paradigmas de simplicidade e equilíbrio(neoclassicismo).

O arcadismo no Brasil foi um movimento que tinha como características a simplicidade, o apego à natureza, o retorno as características clássicas, o bucolismo, o pastoralismo e os termos em latim. 1. Busca pelo simples: uma vida sem exagero, calma e tranquila.

Resposta. O homem do Classicismo era equilibrado, saudável, moralista e disciplinado. Demonstrando grande prazer pela vida em sociedade. O homem do Romantismo era cheio de traumas, indisciplinado, instável, egocêntrico, pessimista e sem preocupações morais.

BARROCO: expressa-se pela dualidade, pelo contraste. Por exemplo: alma X corpo. Tendência ao exagero, à irregularidade, ao prolixo, ao rebuscamento. ARCADISMO: surge em contraposição ao Barroco; buscou a simplicidade, a clareza, a valorização da natureza, a revalorização da Antiguidade Clássica através da mitologia.

Dualismo: O Barroco é a arte do conflito, do contraste. Reflete a intensificação do bifrontismo (o homem dividido entre a herança religiosa e mística medieval e o espírito humanista, racionalista do Renascimento).

As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.

A linguagem do Arcadismo era objetiva. Os artistas desse movimento não utilizavam expressões rebuscadas. Diferente do movimento Barroco que se apropriava das figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese e o paradoxo, a linguagem do Arcadismo era literal.

Tendências do Arcadismo
Locus Amoenus: Lugar ameno e agradável, ou seja, um lugar para viver que seja longe dos centros urbanos, onde reina a paz. Aurea Mediocritas: Equilíbrio de ouro, ou seja, expressa a tranquilidade e a paz, rica em aspectos espirituais donde se idealiza a vida mais simples no campo.

Defendeu durante toda a vida os direitos dos indígenas, dos judeus e dos escravos. Neste sentido, pregou a abolição da escravatura, criticando os governantes coloniais e até mesmo a poderosa Inquisição. Além de sermões, Vieira também escreveu poesia, teatro e obra profética, que deixou incompleta.