Quais são as principais características do forró?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O estilo é marcado pelo som da zabumba, triângulo e sanfona, e é representado pela dança entre casais, que com corpos colados arrastam os pés no chão. Foi a partir de 1950 que a história do forró começou a ganhar força em todo o cenário nacional.

Isso porque a dança de forró não se limita apenas ao "dois para lá e dois para cá", pois essa é considerada uma atividade física capaz de ajudar a tonificar os músculos, perder calorias e renovar as energias mentais e corporais.

A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.

Os principais estilos musicais que se dança o forró são:

  • Arrasta pé;
  • Xote;
  • Baião;
  • Xaxado;
  • Coco;
  • Embolada;
  • Marcha (muito utilizado em quadrilhas juninas);
  • Maracatu (mais raro, mas também se vê).

A dança tem três elementos básicos: MOVIMENTO CORPORAL, ESPAÇO E TEMPO.

As composições eram inicialmente inspiradas no modo de vida do povo dessa região do país. As letras das músicas retratavam os hábitos, as alegrias, o cotidiano, os amores e as lembranças da terra natal dos nordestinos. A origem do nome Forró tem duas versões, mas nenhuma delas tem comprovação assegurada.

O forró é uma espécie de baile popular com músicas de origem nordestina. O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil.

— O forró gera renda o ano inteiro, porque é uma forma de cultura viva, presente no cotidiano das grandes, médias e pequenas cidades de todo o país. Ele é importante para a identidade de uma nação e imprescindível para a educação e a cultura — disse.

Forró é declarado Patrimônio Cultural do Brasil. Que todo mundo ama um bom forró a gente já sabe, mas agora o ritmo típico do Nordeste foi reconhecido oficialmente, em decisão unânime, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Além disso, o desenvolvimento de outras versões do forró tornou a música ainda mais relevante dentro do Brasil, fazendo com que ela esteja ligada diretamente a toda cultura brasileira, sendo um dos principais expoentes da nossa musicalidade.

Música da América Latina

Música da América Latina inclui os estilos musicais de todos os países da América Latina e está distribuída em diversas variedades. Faz parte desde a simples música do norte do México à sofisticada Habanera de Cuba, bem como as sinfonias de Heitor Villa-Lobos e os simples sons da Quena, uma flauta andina.

O forró surgiu em 1930, no nordeste brasileiro e se tornou popular em meados dos anos 1950. Esse estilo musical surgiu por criatividade do poeta, compositor e cantor Luiz Gonzaga, que nasceu em 1912 e faleceu em 1989. O artista apresentava o forró por meio de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo.

Esse gênero musical possui influência de ritmos africanos e europeus, e forte relação com o xaxado, xote e baião.

Pesquisadores do tema costumam dividir o estilo em três grandes fases: Forró tradicional (também chamado de pé-de-serra), Forró Universitário e Forró Eletrônico.

Existem três tipos de forró atualmente.

  1. Forró pé de serra. O forró pé de serra nasceu em meados da década de 40 e é o mais tradicional de todos os tipos. ...
  2. Forró universitário. ...
  3. Forró eletrônico.

Os elementos formais da Dança, nestas diretrizes, são: movimento corporal: o movimento do corpo ou de parte dele num determinado tempo e espaço; • espaço: é onde os movimentos acontecem, com utilização total ou parcial do espaço; • tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração).

A dança é uma manifestação cultural que envolve movimento, ritmo, expressão corporal e sentimentos. Ao dançar comunicam-se valores, sensações e percepção estética. A dança existe desde sempre, pois é uma criação humana ligada à cultura dos povos.

O deslocamento pode ser feito de diferentes formas em uma dança. Saltando, andando, correndo, sendo carregado, se arrastando, girando, entre outras. Esses deslocamentos podem se dar por meio de “caminhos” retos ou curvos, e serem feitos individual ou coletivamente.

Como estilo musical, o forró tradicional, ou pé-de-serra, é marcado pelo som da zabumba, triângulo e sanfona. Na dança, tem casais que arrastam os pés no chão. No início, as composições eram inspiradas principalmente no modo de vida rural. Com a popularização, passaram a retratar também alegrias e amores ou a saudade.

Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande e Caruaru, que sediam as maiores festas juninas do país.

O forró como gênero transversal entre umbanda, catolicismo e pentecostalismo.