Quais são as principais características do metalismo?

Perguntado por: ebrites . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O metalismo surgiu entre os séculos XVI e XVII e se prorrogou até o século XVIII. Esse sistema visava o absolutismo vigente, dando poderes em demasia para a figura do rei. A exploração das colônias na busca pelo ouro foi uma característica marcante do metalismo.

Nos séculos XVI e XVII os países que adotaram política do metalismo visavam o fortalecimento do absolutismo vigente, donde os poderes estavam centralizados na figura do Rei. Isso explica a busca incessante pelos metais preciosos a partir das grandes navegações comerciais e as conquistas além-mar pelos países ibéricos.

O metalismo, também chamado de bulionismo, acreditava que um país era rico na medida em que tivesse muito ouro e prata acumulados. Já o protecionismo, acreditava que através de uma balança comercial positiva, ou seja, exportação superior à importação, era possível acumular mais metais.

O que é metalismo? O metalismo foi uma medida usada durante o sistema mercantilista para medir a riqueza de uma nação. Esse sistema também era conhecido como bulionismo que deriva da palavra inglesa bullion. Esse sistema aconselhava o Estado a ter o máximo possível de metais preciosos nos cofres como ouro e prata.

ESPANHA DO REI FELIPE II (1556 - 1598) - predominou o metalismo. A Espanha buscou acumular metais preciosos impondo a exploração do trabalho dos indígenas na América.

Georg Friedrich Knapp

O termo foi criado pelo economista alemão Georg Friedrich Knapp (1842 - 1926) em sua obra The State Theory of Money (A teoria estatal da moeda).

O termo “Mercantilismo” foi criado pelo economista e filósofo escocês Adam Smith, em 1776.

Mercantilismo que avaliava a riqueza de uma nação de acor- do com o acúmulo de ouro e prata. Primeira metade do século XVI – espanhóis descobriram jazidas de ouro e prata em suas colônias.

O mercantilismo se baseou em princípios protecionistas ao privilegiar a balança comercial favorável, ou seja, maior número de exportações em detrimento das importações. Assim, os produtos internos eram mais valorizados em relação aos produtos estrangeiros.

O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

A prisão dos trabalhadores na terra não era uma característica do mercantilismo, mas sim do feudalismo.

A passagem do mercantilismo para o capitalismo se deu em meio à revoluções tecnológicas e políticas. A Revolução Industrial se inicia na Inglaterra em 1760, tem como seu marco principal a introdução da máquina a vapor na produção, o que deu início à transição de uma produção manufatureira para uma produção industrial.

A diferença é que o capitalismo é voltado para o comércio internacional, com a adoção do liberalismo, e o mercantilismo é voltado para o protecionismo.

Características do capitalismo comercial ou mercantil
As principais características do capitalismo comercial são: Surgimento da moeda como valor de troca. Produção de manufaturas. Divisão Internacional do Trabalho.

O capitalismo comercial tem como principais características o protecionismo, o controle estatal da economia, o metalismo e a balança comercial favorável. As fases seguintes desse sistema econômico são o capitalismo industrial e o capitalismo financeiro - fase atual do sistema.

O mercantilismo durou aproximadamente 300 anos, entrando em decadência a partir do surgimento das teorias liberais (que contestavam a participação do Estado na economia) e do desenvolvimento das indústrias na Inglaterra no século 18, o que gerou a Revolução Industrial.

Essa prática foi adotada pelos franceses por influência de Jean-Baptiste Colbert e ficou caracterizada pelo incentivo ao desenvolvimento manufatureiro como forma de atrair moeda estrangeira e, consequentemente, riqueza. Defendia também uma política de limitação de gastos internos.