Quais são as principais consequências da imigração?

Perguntado por: rantunes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Dentre as muitas consequências dos movimentos migratórios, podem ser mencionadas as seguintes: contribuição no processo de miscigenação étnica e na ampliação e difusão cultural entre os povos; contribuição e influência no processo de crescimento econômico.

As causas para esse fenômeno são diversas: ocupação e colonização; questões econômicas, que incluem a imigração subvencionada; conflitos internacionais; guerras; e fuga de crises econômicas, sanitárias e humanitárias ou de perseguições (religiosas, políticas e étnicas).

Muitos empregos que o europeu não está disposto a aceitar têm sido preenchidos, há algum tempo, por imigrantes e seus descendentes. Além disso, o crescimento demográfico da Europa está praticamente estabilizado, os jovens diminuem a cada década e a população envelhece.

A imigração é, de forma esmagadora, positiva para a maioria das pessoas envolvidas. Não há prejuízo para os países que recebem imigrantes.

PONTOS POSITIVOS - aumento da mão-de-obra boa e barata; crescimento econômico rápido. PONTOS NEGATIVOS - interferência na cultura de outro país; xenofobia (trabalho, religião, outros aspectos).

“Imigrar” significa entrar e morar em um país estrangeiro. Já “migrar” é o deslocamento de uma região para outra. Os verbos “emigrar”, “imigrar” e “migrar” indicam um deslocamento de um lugar a outro.

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.

A imigração ordenada gera impactos muito importantes para as sociedades contemporâneas, em especial na cultura e nos costumes, além de um possível crescimento econômico. Todas as grandes nações se valeram dos processos migratórios, razão que torna fundamental a proteção dos direitos dessas pessoas.

As migrações ou movimentos migratórios podem acontecer por variadas razões, envolvendo desde causas naturais, como fenômenos atmosféricos (chuvas intensas, furacões), até causas sociais, como guerras, crises econômicas, entre outras.

Podem acarretar mudanças de costumes, problemas à concorrência de mão de obra e surgimento de problemas políticos, ideológicos, raciais (formação de grupos raciais minoritários e socialmente isolados os quistos raciais), etc.

Novo estudo aponta que a imigração incrementa a economia global em US$ 3 trilhões e que países que recebem imigrantes se beneficiam, pois têm mais força de trabalho.

São consequências desse movimento migratório, EXCETO: Aumento da xenofobia na Europa. Vários acidentes no mar em embarcações precárias e excesso de pessoas. Aceitação total e irrestrita dos migrantes nos países europeus. Boa recepção dos migrantes.

O World Migration Report 2015 (Relatório sobre Migração Mundial 2015) indica que a migração tem “contribuído para o incremento da urbanização, tornando as cidades lugares muito mais diversos para se viver”. O estudo prevê que “a atual população urbana de 3,9 bilhões deve passar a 6,4 bilhões em 2050”.

Informações obtidas em pesquisa recente realizada pelo IPEA em conjunto com o Ministério da Justiça (2015), permitiram detectar as maiores dificuldades enfrentadas pelos imigrantes no Brasil, destacando-se como as quatro principais: o idioma, a documentação ou a ausência dela, o acesso à informação e ao mercado de ...

Acesso à moradia, água, saneamento e higiene (38%)
Outras pessoas refugiadas falaram sobre condições precárias em alguns espaços de habitação e casas privadas, sendo também frequente casas em aluguel superlotadas e situações que levam a um risco maior de despejo.

São consequências positivas: aumento da disponibilidade de mão de obra e variedade cultural. São aspectos negativos: a necessidade de maiores investimentos financeiros.

Dentro do território nacional, há dois tipos de migração regional: a migração intra-regional e a migração inter-regional. A migração intra-regional é aquela em que o indivíduo se desloca dentro do próprio estado que vive. Já a migração inter-regional é quando o deslocamento é para outro estado do país.

Você sabia que o domínio da língua portuguesa é um dos principais desafios enfrentados pelos imigrantes? O Brasil é um país monolíngue. Ou seja, a maioria da população não domina outro idioma além do português, o que dificulta a socialização dos imigrantes por aqui.