Qual é a diferença entre imigração e migração?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

“Imigrar” significa entrar e morar em um país estrangeiro. Já “migrar” é o deslocamento de uma região para outra. Os verbos “emigrar”, “imigrar” e “migrar” indicam um deslocamento de um lugar a outro.

Emigração significa deixar o local de origem (a pátria) com intenção de se estabelecer em um país estranho. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante. Imigração é o fenômeno protagonizado pelo mesmo indivíduo, mas visto pela perspectiva do país que o acolhe.

O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante.

No ponto de vista do país em que a pessoa chega para viver, o migrante é denominado imigrante, já do ponto de vista do país que ele deixou, o migrante é denominado de emigrante, por exemplo: “No Brasil, os primeiros imigrantes russos foram os revolucionários da infortunada revolução russa de 1905.”

A migração refere-se ao movimento populacional no espaço geográfico. A migração é o termo que designa qualquer movimento populacional pelo espaço geográfico. Quando trata-se da saída da população de um local, emprega-se o termo emigração.

Imigrante é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar. O imigrante é visto pela perspectiva do país que o acolhe, é o indivíduo que veio do exterior.

Migrante é, pois, toda a pessoa que se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país.

Dizemos 'refugiados' quando nos referimos a pessoas que fugiram da guerra ou perseguição e cruzaram uma fronteira internacional. E dizemos 'migrantes' quando nos referimos a pessoas que se deslocaram por razões que não se encaixam na definição legal de refugiado.

A migração internacional consiste na mudança de moradia com destino a outro país. Tal ocorrência vem sendo promovida ao longo de muitos anos, a exemplo disso cita-se a migração forçada de africanos no intento de realizarem trabalhos escravos em outros continentes.

Os indivíduos saem de seu local de origem e migram para outras cidades, estados, regiões ou mesmo para fora do Brasil. Assim, a busca por melhores condições de vida é uma das principais razões para os movimentos migratórios dentro do país.

O termo ”migrações” corresponde à mobilidade espacial da população, ou seja, é o ato de trocar de país, de região, de estado ou até de domicílio. Esse fenômeno pode ser desencadeado por uma série de fatores: religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais.

1 mudar, deslocar-se, transmigrar, emigrar, arribar. 2 transferir, transladar, trasladar, redirecionar, deslocar, mover, movimentar.

A imigração, que tem relevância no que tange ao visto permanente, nos termos do parágrafo único do artigo 16, da Lei 6.815/80, objetivará, primordialmente, propiciar mão-de-obra especializada aos vários setores da economia nacional, visando à Política Nacional de Desenvolvimento em todos os aspectos e, em especial, ao ...

Migração é o deslocamento de pessoas de uma determinada cidade, estado ou país (migração internacional) para outro local. Essa mudança pode ser definitiva ou temporária, voluntária ou forçada, individual ou em grandes fluxos.

Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos o que eles entendem por mudança e por migração. Neste momento apenas ouça o que os alunos pensam sobre o tema.

O visto de não-imigrantes são documentos de viagem que permitem que estrangeiros viajem para os Estados Unidos por um periodo provisório definido. Um visto de imigrante, por outro lado, é uma qualificação jurídica que permite que o titular do visto possa residir nos EUA de uma forma permanente.

Dentro do território nacional, há dois tipos de migração regional: a migração intra-regional e a migração inter-regional. A migração intra-regional é aquela em que o indivíduo se desloca dentro do próprio estado que vive. Já a migração inter-regional é quando o deslocamento é para outro estado do país.

O indivíduo que imigra é chamado imigrante. Saída da pessoa de seu país de origem para viver em outro. O indivíduo que emigra é chamado emigrante.

Os principais fatores repulsivos são: desemprego, fome, guerras, perseguição política ou religiosa e catástrofes naturais são motivos que levam as pessoas a migrarem.

No caso do Refúgio, essa movimentação é involuntária, ou seja, a pessoa foi forçada a sair do país por fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social, opiniões políticas, ou por causa de grave e generalizada violação de direitos humanos.

Migrações Voluntárias: quando a decisão da deslocação é feita por vontade própria. Migrações Forçadas: quando as pessoas são obrigadas a sair da sua área de residência, por razões que ultrapassam a vontade individual. A Europa recebe, todos os dias, inúmeras pessoas oriundas da África e do Oriente Médio.