Quais são as principais distorções da percepção?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Entre as principais alterações de percepção estão a ilusão, alucinação, pseudopercepções, distúrbios de sensibilidade e dismorfose.

Percepção é o ato, efeito ou faculdade de perceber e adquirir conhecimentos através dos sentidos e o ser humano consegue relacionar três níveis de percepção: exterocepção, interocepção e propriocepção.

São classificadas como percepções simples a percepção visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa e proprioceptiva ou cinestésica. Percepção visual é a habilidade de reconhecer e discriminar diferentes estímulos visuais, interpretando-os e, posteriormente, associando-os a experiências prévias.

Quando recebemos um estímulo visual ou sonoro com a mesma duração seguidas vezes, neurônios de uma determinada parte do nosso cérebro começam a ficar exaustos, diminuem a atividade, e podemos perceber o tempo passar de maneira levemente distorcida —para mais ou para menos.

Fatores que influenciam o processo perceptivo
Incluem características do perceptor, do percebido e da situação.

Os cinco estágios de percepção são estímulo, organização, interpretação, memória e recordação.

Os tipos de percepção são muitas vezes separados pelos diferentes sentidos. Isso inclui percepção visual, percepção de cheiro, percepção de toque, percepção de som e percepção de sabor.

As doenças psíquicas mais associadas ao uso de psicoativos, são os transtornos depressivos, transtornos ansiosos e transtorno bipolar. Há também as interações específicas, como a cocaína que tem mais chances de desencadear a depressão, a maconha que pode levar a esquizofrenia e outros transtornos psicóticos.

Dessa forma, podemos dizer que são fatores que influenciam na percepção: os fatores externos, que são próprios do meio ambiente o indivíduo está inserido, como intensidade, contraste, movimento e incongruência; e os fatores internos, que são próprios do interior do indivíduo, como a motivação e a experiência.

A percepção pode definir-se como a capacidade de captar, processar e dar sentido de forma activa à informação que alcança os nossos sentidos. Quer dizer, a percepção é o processo cognitivo que nos permite interpretar o nosso meio-envolvente através dos estímulos que captamos através dos órgãos sensorais.

A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.

Constância perceptiva é o nome que os neurocientistas atribuem ao conjunto específico de regras perceptivas que a criança deve adquirir para dar sentido ao mundo físico ao seu redor. Quando você observa uma pessoa se afastar, a projeção da pessoa em sua retina diminui.

O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.

A percepção está estreitamente relacionada com as demais funções psicológicas. Seu desenvolvimento ocorre partindo de estruturas biológicas para uma progressiva diferenciação e aperfeiçoamento por meio da mediação do meio social.

Não apenas nossas características fisiológicas influenciam a percepção do mundo, mas também nossas condições psicológicas, culturais, educacionais, religiosas, etc. Todas essas coisas são filtros que modificam individualmente a percepção da realidade, a linguagem e o entendimento.

A percepção seletiva é uma distorção cognitiva bastante comum. Ela afeta o processo de percepção e nos faz ver, escutar ou focar a nossa atenção em um determinado estímulo em função das nossas expectativas, sem ter em conta as informações restantes.

Fatores que influenciam a percepção do risco

  • Heurística. Para o autor este é o principal fator que influencia a percepção do risco. ...
  • Relevância do tempo. ...
  • Controle. ...
  • Experiência e familiaridade.