Como funciona a percepção sensorial?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

A percepção sensorial é uma função cerebral que envolve os sentidos — tato, paladar, olfato, audição, visão — o sistema vestibular e o proprioceptivo. Interpretamos o mundo e aprendemos através das sensações, assim como desenvolvemos habilidades cognitivas e afetivas.

Um receptor sensorial, é responsável por reconhecer um estímulo no ambiente, seja esse estímulo interno ou externo, exercendo alguma ação no corpo humano. Esses receptores, localizam-se nos órgãos dos sentidos, tem a capacidade de transformar um estímulo em impulso nervoso.

A percepção está estreitamente relacionada com as demais funções psicológicas. Seu desenvolvimento ocorre partindo de estruturas biológicas para uma progressiva diferenciação e aperfeiçoamento por meio da mediação do meio social.

Tipos de percepção

  • Percepção visual.
  • Percepção auditiva.
  • Percepção olfactiva.
  • Percepção gustativa.
  • Percepção tátil.
  • Percepção temporal.
  • Percepção espacial.
  • Propriocepção.

Os estímulos sensoriais são as ações ligadas a visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição. A canção de ninar, o balanço no colo, o sabor dos alimentos, a textura da pele dos pais, da roupinha, os pezinhos no chão, o vento na pele, a água no corpo e o tapinha nas costas são alguns exemplos mais comuns.

Percepção é o processo através do qual as pessoas processam as informações que afetam seus sentimentos e ações e os de outras pessoas. É o processo pelo qual as pessoas escolhem, organizam e reagem às informações do mundo que as rodeia.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.

Os principais fatores fisiológicos que influenciam na percepção sensorial são a adaptação e aprimoramento ou supressão. A adaptação é um decréscimo ou mudança na sensibilidade a um estímulo quando o provador foi exposto a este em questão ou a um estímulo similar.

Como vimos anteriormente, a principal função do sistema sensorial é, sem dúvida, captar estímulos por meio de seus receptores e levá-los ao sistema nervoso central, onde serão “decodificados” e traduzidos em forma de sensações.

exteroceptores, que recebem estímulos do exterior do animal, visceroceptores, que recebem estímulos dos órgãos internos, e. proprioceptores, localizados principalmente nas articulações, músculos e tendões, dão ao sistema nervoso central informações sobre a posição do corpo ou sobre a força que é necessário aplicar.

Ele é composto pelos órgãos dos sentidos: olhos, boca, fossas nasais, ouvidos e pele; associados aos sistemas nervoso periférico e central, responsáveis pela decodificação e interpretação de tais estímulos. Graças a ele, podemos perceber melhor o mundo e nosso corpo.

A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação.

Através de nervos periféricos, as informações que foram decodificadas chegam ao sistema nervoso central (na medula ou no encéfalo). No córtex cerebral, em regiões específicas, ocorrem o conhecimento sobre o mundo externo e sobre o nosso próprio corpo.

Há 8 etapas para o processo de percepção: estímulos ambientais, atenção aos estímulos, imagem da retina, transdução, processamento neural, percepção, reconhecimento e ação. Estímulos do meio ambiente são tudo fora de uma pessoa que pode atrair a atenção.

8 brincadeiras sensoriais para fazer com os pequenos

  1. Caixa de gelatina ou areia.
  2. Chocalhos de diferentes materiais.
  3. Brincadeiras sensoriais com balões de água.
  4. Caixa ou painel de texturas.
  5. Pintar com as mãos e os pés.
  6. Tinta ou gel no saquinho Ziploc.
  7. Brincadeiras sensoriais com a natureza.
  8. Adivinhando sabores.