Quais são as principais escolas do período pré socrático?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Os Pré-Socráticos

  • Escola Jônica. Tem o objetivo descobrir a origem de todas as coisas a partir de pensamentos e constatações racionais. ...
  • Escola de Eléia. Principal nome: Parmênides. ...
  • Escola Sofista.
  • Escola Atomista.

O estoicismo, epicurismo e ceticismo são, por outro lado, prefigurados como doutrinas dos chamados socráticos menores. Antístenes fundou a escola cínica cujo representante mais famoso foi Diógenes.

Sócrates não fundou uma escola como diversos outros filósofos. Era um pregador que ensinava em locais públicos e não escreveu nada de seus pensamentos.

Os pré-socráticos buscavam conhecer a physis, substrato último que permeia todas as coisas. Para eles, a origem do mundo e de tudo mais, não só se deu, mas também se dá em um substrato uno e imutável que está presente em toda parte.

Quais são os principais filósofos pré-socráticos?

  • Tales de Mileto;
  • Heráclito de Éfeso;
  • Parmênides de Eleia;
  • Pitágoras de Samos;
  • Demócrito de Abdera;

Liceu

Sócrates não tinha propriamente uma escola, mas um círculo de familiares e de discípulos com os quais se encontrava no ginásio do Liceu. Tratava dos negócios alheios e esquecia os seus. Sua mulher, Xantipa, dizia que ele era um deus para os jovens atenienses.

A escola pluralista é uma escola de filosofia composta por Anaxágoras, Empédocles e Demócrito. O denominador comum nas posturas filosóficas, desses pensadores consiste em admitir que não há um princípio único que explique todo o universo.

1. Período socrático – final do século V e todo século IV a. C., em Atenas. Nesse período, a Filosofia passa a investigar as questões humanas, deixando de se preocupar apenas com as questões da natureza e suas transformações.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

Na filosofia surgem três correntes filosóficas: Estoicismo, Epicurismo e Ceticismo.

Principais ideias de Sócrates
Ele não tinha uma escola, encontrava-se com seu círculo de familiares e discípulos, no ginásio do Liceu. Algo curioso é que ele tinha o hábito de resolver as questões dos outros, se esquecendo das suas. Sua esposa, Xantipa, dizia que, para os jovens atenienses, Sócrates era um deus.

Períodos da Filosofia

  • Filosofia Antiga.
  • Filosofia Medieval.
  • Filosofia Moderna.
  • Filosofia Contemporânea.

Liceu

De volta a Atenas, Aristóteles fundou a própria escola, o Liceu, desenvolvendo uma obra marcadamente antiplatônica.

Essa escola caracterizou-se por não procurar uma explicação da realidade baseada na natureza. Suas preocupações eram mais abstratas e apresentaram o primeiro sopro de uma lógica e de uma metafísica.

Escola itálica: escola desenvolvida no sul da Itália. Seus pensadores entendiam que a matemática e os números eram os elementos responsáveis pela essência das coisas. Escola atomística: os seus pensadores desenvolveram a ideia de que a junção de vários elementos, os átomos, é que formam os objetos.

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.