Quais são as regras do jogo de botão?

Perguntado por: gpereira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4 / 5 4 votos

O botão deve deslizar livremente, sendo vedado prendê-lo com dedo. Se um botão acionado encostar na bola mas esta não se mover, terá “furado” a jogada. O botão acionado nunca poderá tocar em nada antes de tocar a bola. Se vier a tocar em botão companheiro antes de tocar a bola, a posse desta passará para o adversário.

A partida será jogada por duas equipes formadas por no máximo 11 jogadores e no mínimo 7. A partida não pode ser iniciada se um dos times estiver com menos de sete jogadores, dos quais um será o goleiro. Em competições oficiais organizadas: pela FIFA, o máximo de substituições num jogo é de três jogadores.

Constitui falta técnica: a) jogar com botão adversário, mesmo por engano;(cobra-se no local onde ocorreu) b) deixar o goleiro parcial ou totalmente, fora da pequena área, quando este participar do lance; Cobra-se na marca do pênalti) c) não conseguir dar a saída de jogo corretamente em duas tentativas consecutivas;( ...

O texto oficial da regra da mão na bola
Será uma infração se um jogador: Tocar a bola com sua mão/braço deliberadamente. Por exemplo, deslocando a mão/braço na direção à bola; Tocar a bola com sua mão/braço, quando sua mão/braço ampliar seu corpo de forma antinatural.

De acordo com a lei de n° 12 do documento atualizado para esta temporada, um toque de mão na bola é considerado falta se: - "tocar deliberadamente a bola com a mão/braço, por exemplo movendo a mão/braço na direção da bola"; - "tocar a bola com a mão/braço quando isso cria uma volumetria de forma não natural.

Como muitas pessoas consideravam o jogo mera diversão, o nome foi trocado para “Futebol de Mesa” (no exterior, o esporte é conhecido como “sectorball”). No Brasil existem três modalidades consideradas oficiais: baiana (ou disco um toque), carioca (ou bola três toques) e paulista (ou bola doze toques).

O futebol de botão (ou ainda futebol de mesa e futmesa) é um jogo simulado de futebol praticado com botões apropriados, que, de certa forma, representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta; é praticado como um "passatempo" e como esporte oficialmente reconhecido sendo, nesta última condição, ...

Futebol De Botão Super Campeões Com 15 Peças | Shopee Brasil.

Os jogos de regras são classificados como: sensório-motor, exemplo futebol, e intelectuais (exemplo xadrez). O que caracteriza o jogo de regras é a existência de um conjunto de leis imposto pelo grupo, sendo que seu descumprimento é normalmente penalizado, e uma forte competição entre os indivíduos.

As primeiras regras escritas do futebol surgiram em 1830 — The Football Rulles — e foram criadas pelo Colégio Harrow. Estabeleceram o número de 11 jogadores para cada equipe e os gols para onde a bola deveria ser conduzida.

Por falta, podemos considerar:

  • Colisões entre jogadores.
  • Ofensas entre jogadores.
  • Segurar o jogador alheio.
  • Encostar a bola na mão, jogadores de linha (com ou sem intenção)
  • Pé alto.
  • Jogada perigosa.
  • Ter a intenção de atingir o jogador adversário.

De acordo com o livro de regras da Confederação de Futebol 7 Brasil, em sua Regra 9 - DAS INFRAÇÕES - alínea “g”, das Infrações Pessoais, configura-se falta pessoal: “Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta”.

Normalmente existem dois tipos de cobranças de faltas: o lançamento para a área, onde o cobrador lança a bola na área para que outro jogador cabeceie ou chute para fazer o gol; e a cobrança direta, onde o atleta chuta a bola para fazer o gol diretamente, seja por cima da barreira ou no canto onde o goleiro está ...

Vale destacar que não configura pênalti se a bola bater no braço/mão do jogador se tiver, logo antes, batido em outra parte de seu próprio corpo. Outra mudança importante foi nos limites que definem o que pode ser considerado um toque no braço.

Pela regra do jogo o goleiro, diferentemente dos outros jogadores, pode tocar a bola com as mãos e braços dentro da sua área penal e mesmo assim há exceções, por exemplo, recuo de bola, arremesso lateral da própria equipe, assim como outras infrações passíveis e especificas da posição.

Com isso, o goleiro não pode intervir na jogada utilizando as mãos fora da área. Caso isso aconteça, o árbitro tem que estar atento as seguintes situações: 1ª - Caso não seja um lance claro de gol, deverá ser marcado o tiro livre direto contra sua equipe e o mesmo será advertido com o cartão disciplinar de cor amarela.

Ou seja, resumindo muito, o cartão vermelho é válido para o infrator do pênalti caso a ação seja considerada antijogo.