Quais são as regras do pega-pega?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Escolhe-se um pegador e os demais se espalham pelo espaço de jogo. Quando alguém é pego, dá a mão para o pegador e passa a atuar em dupla com ele. Em seguida, em trio, quarteto e assim sucessivamente, formando uma “corrente”, até que reste apenas um fugitivo, que será declarado vencedor.

De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador a depender do modo da brincadeira.

Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores. De modo geral, eles estão divididos nos que capturam e nos que devem fugir.

Sempre que alguém pensa no Jogo por qualquer motivo, mesmo que apenas por uma fração de segundo, perde. A cada vez que O Jogo é perdido, deve ser anunciado por seu jogador (quer usando uma frase como "Perdi O Jogo" ("I lost The Game"), "Eu perdi" ("I lost"), ou meios alternativos).

As regras são a essência de um jogo e que fazem com que ele se diferencie dos outros tipos de entretenimentos. Para participar de um jogo, "aprendemos desde cedo que é necessário seguir as suas regras, do contrário, o jogo não se desenrola" [7].

O jogo é disputado individualmente. Escolhe-se um pegador e as demais crianças se posicionam nas calçadas. O jogo consiste em atravessar a rua de uma calçada para a outra, sem ser tocado pelo pegador. Caso isso aconteça, os papéis se invertem: o pegador vira “atravessador” e quem foi pego vira pegador.

Pega-pega também é chamado de pira, trisca, picula e manja, em diferentes regiões do país.

Jeito de brincar
A primeira pessoa que for pega deve ficar parada, de pernas abertas. Ela está "congelada". Um dos outros participantes deve passar entre as pernas de quem está "congelado". Assim, ele será salvo.

Como brincar
São designados um pegador e um fugitivo. Quando o fugitivo se cansa, procura o “piques” em alguma das duplas espalhadas pelo espaço e entrelaça os braços com um dos componentes da dupla. O componente da dupla do lado oposto se solta o mais rapidamente possível e passa a ser o fugitivo.

Claudia Souto, autora de Pega Pega, em entrevista ao site oficial da Globo; descontente com edição.

Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada

O pegador conta até um certo número com os olhos fechados e as outras pessoas se escondem. As pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar.

Os jogos de regras são jogos de combinações sensório-motoras (amarelinha, corridas etc.) ou de combinações intelectuais (cartas, xadrez etc.)

Não fale palavrão, não se expresse com gírias, não use expressões em inglês, não fale muito rápido, não fale devagar, não passe em frente da projeção. O que não falta é “não”.

Alguns dizem que a morte pode acabar com O Jogo, enquanto outros dizem que ele terminará quando o primeiro-ministro britânico, o presidente dos Estados Unidos ou o Papa disser que O Jogo foi perdido na televisão. Outros ainda acreditam que O Jogo só pode ser vencido quando alguém derruba o chapéu do Papa.

As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.

Como encontrar um jogo que não sei o nome: veja 3 métodos

  1. Método 1: use bases de dados famosas. O primeiro método é entrar em bases de dados famosas em todo o mundo. ...
  2. Método 2: faça perguntas em fóruns especializados. Há dezenas de fóruns especializados na internet em games. ...
  3. Método 3: procure no Google Imagens.

O objetivo do jogo é remover as peças inimigas até que restem duas. Um jogador consegue remover uma peça de seu oponente cada vez que ao colocar ou movimentar uma de suas próprias peças consegue formar uma linha (horizontal ou vertical) de 3 peças alinhadas da sua cor. Este alinhamento de 3 peças é chamado de "moinho".

A mamãe da rua se posiciona no meio, entre os dois grupos. Ela precisa correr e pegar quem cruza a quadra, de um lado para o outro, pulando em um pé só. Quem ela conseguir pegar, passa a ser a mamãe da rua.