Quais são as UC mais conhecidas no Brasil?

Perguntado por: msouza . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Conheça as principais unidades de conservação no Brasil

  • Reserva Biológica Pantanal Arenoso. Foto: windowsonthewild.
  • Refúgio da Vida Silvestre – Mata dos Muriquis. Foto: ultimosegundo.
  • Área de Proteção – Triunfo do Xingu. Foto: revistaepoca.
  • Reserva Extrativista Chico Mendes. Foto: revistaamazonia.

Parque Nacional do Itatiaia

O aniversário de 70 anos da primeira unidade de conservação criada no Brasil — o Parque Nacional do Itatiaia, localizado na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro — e a experiência acumulada pelo país desde então foram tema da palestra do jornalista Marcos Sá Correia no 5º Congresso Brasileiro de Unidades de ...

2.446 UCs

O Brasil conta atualmente com um total de 2.446 UCs, entre unidades de nível federal, estadual e municipal, que cobrem cerca de 18% do território continental do país e 26% das áreas marinhas.

A maior unidade de conservação de floresta tropical do mundo nasce na calha norte do Amazonas: a Estação Ecológica Grão-Pará, com 4,2 milhões de hectares, desbanca o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, com 3,9 milhões.

As unidades de conservação (UC) são áreas territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, criadas e protegidas pelo Poder Público com objetivos de conservação. Elas contribuem para a conservação de espécies e atividades educativas que visem à sensibilização ambiental.

As Unidades de Proteção Integral se dividem, ainda, pelas seguintes categorias de unidade de conservação:

  • 2.1. Estação Ecológica. ...
  • 2.2. Reserva Biológica. ...
  • 2.3. Parque Nacional. ...
  • 2.4. Monumento Natural. ...
  • 2.5. Refúgio de Vida Silvestre.

O SEUC prevê dois grupos de Unidades de Conservação: Proteção Integral e Desenvolvimento Sustentável. As Unidades de Proteção Integral tem como objetivo básico a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais.

Elas são classificadas como: Parques Nacionais, Reservas Biológicas, Reservas Ecológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Refúgio de Vida Silvestre, Reserva da Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva ...

Unidades de conservação (UCs) são áreas naturais criadas e protegidas pelo Poder Público, municipal, estadual e federal. Elas são reguladas pela Lei nº 9.985, de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

As Unidades de Proteção Integral podem ser de cinco tipos, são eles: Estações Ecológicas, Reservas Biológicas, Parques Nacionais, Monumentos Naturais e Refúgios da Vida Silvestre.

Floresta Nacional do Araripe-Apodi

Conforme as modalidades do SNUC, a unidade de conservação de uso sustentável mais antiga corresponde a Floresta Nacional do Araripe-Apodi, criada em 2 de maio de 1946, pelo Decreto nº 9226.

São legalmente criadas pelos governos federal, estaduais e municipais, após a realização de estudos técnicos dos espaços propostos e consulta à população. A criação de unidades de conservação foi regulada pela Lei nº 9.985/2000 e o Decreto 4.340/2002.

Após mais de dez anos de debate entre ambientalistas, gestores e parlamentares, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação foi criado no ano 2000.

O Brasil tem, atualmente, 334 unidades de conservação federais, várias delas com grande potencial turístico, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

O SNUC serve para garantir a preservação da diversidade biológica, promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais e fazer a proteção das comunidades tradicionais, seus conhecimentos e cultura.

Onde encontrá-la? A UC (Unidade Consumidora) é o número utilizado para identificar um imóvel que pertence a um cliente da Energisa. É possível encontrá-lo na parte superior da conta de energia com destaque.

Enquanto o Amazonas, por exemplo, possui 59,6% de seu território destinado a áreas protegidas, o Rio Grande do Norte, possui apenas 2,1%. Além disso, que cerca de 82% da extensão total das áreas protegidas localiza-se na região norte do país, sendo uma porção significativa em locais remotos ou sem aptidão agrícola.

As UC são criadas por ato do poder público (federal, estadual ou municipal) após a realização de estudos técnicos e consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade.

Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais.

São permitidas as atividades que contemplam a coleta e utilização dos recursos, mas de uma maneira equilibrada, como por exemplo as atividades de pesquisa científica, turismo, produção florestal, produção agrícola e pecuária desde que compatibilizada com os objetivos da UC, entre outros.

As UC guardam paisagens extraordinárias, e muitas delas podem ser usufruídas para o lazer e a recreação, com diferentes atrativos como trilhas, cachoeiras, cavernas, praias, rios, mares, além de monumentos naturais, históricos e culturais.