Quais são as vantagens do IVA?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

Segundo especialistas, uma das principais vantagens do IVA é a simplificação do sistema tributário nacional. “Além da quantidade de impostos que temos no Brasil, há também um grande volume de obrigações acessórias que demandam muita atenção.

A alíquota do novo imposto sobre o valor agregado (IVA) criado pela reforma tributária deve variar entre 20,03% e 30,7% — uma das maiores taxas aplicadas sobre o consumo em todo o mundo.

A quem se destina. As médias e grandes empresas serão as grandes beneficiadas pelo IVA, já que são as grandes impactadas pela grande quantidade de guias de tributos e impostos mensalmente. O imposto se aplicaria à empresas fornecedoras de bens e serviços em todo o território nacional.

IVA é uma das siglas mais conhecidas da reforma tributária de 2023, que se refere ao imposto unificado que será criado no Brasil. O objetivo será substituir os principais tributos indiretos vigentes hoje: ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS.

Exemplo. Por exemplo, se um produto tem o preço de R$100,00 para o consumidor final e um IVA de 20%, então R$20,00 é repassado ao governo em forma de tributo. O mesmo pode ser visto quando considerado o valor agregado em cada cadeia produtiva até chegar ao consumidor final.

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), atualmente 174 países ou territórios entre os 193 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) pagam o imposto sobre valor agregado (IVA). Hoje, a Hungria é o país com maior IVA do mundo, com alíquota de 27%.

Como fazer o cadastro para obter um número de IVA
As empresas da UE devem se cadastrar no IVA OSS do país da UE onde estão estabelecidas. Há uma exceção para empresas da UE estabelecidas em um país da UE e que vendem bens físicos e produtos digitais para pessoas físicas em outros países da UE.

Um dos principais pontos de dúvida na tramitação da reforma tributária no Senado, a alíquota-padrão do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual ficará entre 25,45% e 27%, após a introdução de exceções pela Câmara dos Deputados.

IVA em outros locais do mundo
O imposto também está presente na maior parte da América Latina. Índia, Canadá, Austrália e Nova Zelândia são outros exemplos de países que adotaram o modelo. Os Estados Unidos são a única grande economia que não tem esse tipo de imposto agregado.

A Tabela MVA é um documento muito importante para a saúde e a gestão financeira do seu negócio. A Margem de Valor Agregado é um cálculo feito pelas Secretarias de Fazenda dos Estados para definir o valor para pagamento antecipado do ICMS de mercadorias.

Como dito anteriormente, a sigla IVA representa o Imposto sobre Valor Agregado e ele tem como ideia principal substituir os impostos de consumo, que não incluam, por exemplo, o Imposto de Renda, IPTU ou IPVA.

Wilhelm Von Siemens

O IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) foi pensado, por volta de 1918, por Wilhelm Von Siemens, um empresário alemão, que propôs a substituição do imposto sobre as Vendas/negócios, em vigor na altura na Alemanha, por um imposto com as características do IVA.

O Ministério da Fazenda segue o seu trabalho com a reforma tributária, sendo que equipe está estudando um sistema para cobrar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) na liquidação financeira da operação. Ou seja, pode ser criada uma taxa para TED, DOC, Pix, boleto e cartão de crédito ou débito.

Atualmente, os impostos incidem em cascata ao longo das etapas de produção, resultando no pagamento de imposto sobre imposto. Com a reforma, essa cumulatividade será eliminada, reduzindo a carga tributária sobre empresas, comércio e consumidores.

Negativa: a reforma aumenta os gastos da União e cria diversas excepcionalidades e vantagens para grupos de interesse. Positiva: a alteração de PIS, Cofins, ICMS e ISS, que serão extintos e substituídos por dois impostos, facilita a vida das empresas.

Entre os principais impactos negativos sinalizados no mercado estão: aumentos da desigualdade regional, por conta da extinção dos incentivos e benefícios fiscais, aliada à perda de autonomia tributária dos Estados e Municípios, poderá prejudicar os desenvolvimentos regionais.

Reforma tributária prevê implementação do novo IVA a partir de 2026 e transição de oito anos - 22/06/2023 - Mercado - Folha.