Quais são as vestimentas do forró?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Camisa de quadro, chapéu e bota são os trajes preferidos dos homens. As mulheres também não ficam atrás e as calças apertadas, com cintos largos, já fazem sucesso no Mercado. Na festa, o importante para os forrozeiros é se deixar contagiar pela energia do país do forró!

Os principais estilos musicais que se dança o forró são:

  • Arrasta pé;
  • Xote;
  • Baião;
  • Xaxado;
  • Coco;
  • Embolada;
  • Marcha (muito utilizado em quadrilhas juninas);
  • Maracatu (mais raro, mas também se vê).

Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade. As letras de forró frequentemente refletem temas do cotidiano e da cultura do Nordeste do Brasil, onde o gênero se originou.

O que usar no carnaval? O carnaval acontece na época mais quente do ano, então é preciso pensar muito bem no clima no momento de escolher a sua roupa. Dê preferência a shorts e camisetas ou vestidos mais soltos e com tecidos leves.

Elas estão sentadas diante de uma árvore de raízes longas. São mulheres pretas e vestem saias de chita e blusas de renda brancas.

Os historiadores consideram que o primeiro samba que surgiu foi a canção Pelo telefone, fruto dos encontros de sambistas como Donga e Mauro de Almeida. Essa canção foi a primeira a ser gravada e não tem um autor específico — os historiadores entendem que sua criação foi coletiva. Foi lançada em 1916.

Com isso, a dança do Forró também passou a ser chamada de Rastapé ou Arrasta-pé. O Forró tradicional, também conhecido como Forró-pé-de-serra, reúne gêneros como Baião, Xote e Xaxado.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Existem três tipos de forró atualmente.

  1. Forró pé de serra. O forró pé de serra nasceu em meados da década de 40 e é o mais tradicional de todos os tipos. ...
  2. Forró universitário. ...
  3. Forró eletrônico.

Esse estilo musical é popularmente associado a outros gêneros: o xote, o xaxado e o baião. Neles, a base instrumental utilizada é a sanfona, o triângulo e a zabumba. É chamados também de forró tradicional ou forró pé-de-serra e seus maiores representantes são Luiz Gonzada, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Sivuca.

De acordo com a Enciclopédia da Música Brasileira (1998), a palavra trata-se de uma derivação do termo africano forrobodó, termo esse que é sinônimo de festa, de arrasta-pé ou farra. Essa definição é a mais aceita entre os estudiosos da área.

O forró surgiu em 1930, no nordeste brasileiro e se tornou popular em meados dos anos 1950. Esse estilo musical surgiu por criatividade do poeta, compositor e cantor Luiz Gonzaga, que nasceu em 1912 e faleceu em 1989. O artista apresentava o forró por meio de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo.

Já para os convidados, as mulheres podem seguir nos vestidos longos ou então apostar em vestidos mais curtos e com brilho. Agora, para os homens o mais indicado é o tradicional terno e gravata. Evite usar calças jeans, sarjas, sapatênis e camisas curtas para esse dia.

A maquiadora Ingrid Florence aconselha os foliões a investirem em sombras nas cores rosa, laranja, amarelo e azul, e deixar a imaginação fluir. "Mas para quem não quer usar cores, pode usar os brilhos que imitam joias e glitter", diz.

A vestimenta característica do samba-rock consiste em terno, sapato social, camisa com listras horizontais e chapéu. Com relação ao ritmo desse gênero musical, podemos destacar a mistura entre elementos do rock, do samba, do jazz e do soul.

Empresário: camiseta polo, camiseta de malha de boa qualidade e uma boa camisa bem passada podem ser ideias para seu ambiente de trabalho; Cuidado aos dois: cabelo desgrenhado e a roupa amassada dão a impressão de que não se importam nem um pouco com o trabalho.

De uma maneira geral, o brasileiro gosta de se vestir com mais cores, principalmente na região nordeste do Brasil, onde o clima tropical é soberano. Já em São Paulo, as pessoas optam por roupas mais clássicas e sociais, principalmente para trabalhar.

O samba é uma forma de dança originária do Brasil. É ligada ao ritmo musical de mesmo nome, e muito praticada por passistas de escolas de samba e em pagodes.

Rio de Janeiro

O samba surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX, nos redutos em que residiam as populações afro-brasileiras. O samba é um gênero musical com origem na cultura africana presente em nosso país.

A palavra samba procede da expressão africana semba – que quer dizer umbigada – empregada para designar dança de roda. Diferentemente de algumas danças de umbigada que tinham caráter religioso – como o jongo, por exemplo – o momento da roda de samba era profano.

O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.