Quais são as vestimentas da região Norte?

Perguntado por: esales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

As mulheres usam muitos colares, estampas e sandálias rasteiras. As roupas típícas do Carimbó, dança popular da região norte, também fazem parte do figurino tradicional, com saias coloridas e franzidas, produzidas em cetim ou seda. As rendas e as bijuterias feitas de sementes também são bastante populares.

Pilcha é o nome da indumentária típica da região Sul do Brasil.

Um traje típico (também traje popular, traje regional, traje nacional, roupa tradicional) expressa uma identidade através traje, que é geralmente associada a uma área geográfica ou um período de tempo na história. Também pode indicar estado social, conjugal ou religioso.

Entre 3.000 e 400 a.C. estão as principais fontes de informações sobre o vestuário, na antiguidade. A informação vem de pinturas, vasos e esculturas, que dão uma ideia aos pesquisadores de como eram as roupas e qual era o papel da costura em cada época.

As roupas no Paleolítico eram feitas de couro e peles de animais. Nossos ancestrais consumiam os animais em todos os estágios. Se alimentavam da carne, usavam a pele para as roupas e os ossos se tornavam instrumentos.

Cangaceiro, Ceará
Os cangaceiros são lembrados por suas roupas típicas: chapéus, sandálias e peças de couro, que eram usados como proteção contra a vegetação espinhosa da caatinga.

As roupas típicas da região sudeste contam com o traje caipira, presente nas festas de rodeio. Essa roupa tem a calça jeans, a fivela, a bota, o chapéu, a camisa xadrez e o cinto como itens fundamentais. As roupas da região sudeste também são influenciadas pelo clima e pelo aspecto econômico.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

Roupas da Região Centro-Oeste
É o caso, por exemplo, do uso de chapéu, botas, calças justas, jaquetas/coletes de couro, cintos com grandes fivelas, camisa xadrez, dentre outros.

No Rio Grande do Sul, os estilos encontrados são praticamente o bugio, o vanerão, xote, valsa, chamarrita, além das músicas folclóricas como balaio, tatu, facão, pau de fita. Já em Santa Catarina um estilo que chamado de música de bandas, parecido com a marchinha, recebe também a influência do estilo gaúcho.

A cultura da região Sul é notável pela influência italiana, alemã, ucraniana e polonesa. As principais manifestações culturais estão na dança, na literatura e na culinária. Os Centros de Tradições Gaúchas são sociedades sem fins lucrativos que lutam para a preservação da cultura gaúcha.

Quando falamos em roupas formais, muita gente pensa logo em terno, gravata, sapato social… Mas a verdade é que o conjunto é ainda maior! Isso porque são consideradas formais aquelas peças com corte reto, ajustado ao corpo de um jeito elegante, como é o caso das camisas, inclusive a polo.

1. Tudo o que serve para cobrir o corpo. 2. Vestes sacerdotais em actos solenes.

De acordo com os antropólogos Renato da Silva Queiroz, da USP, e Maria Amália Giffoni, a origem dos trajes típicos de Festa Junina deve muito à corte portuguesa do período colonial. Afinal, de modo geral, foram os aristocratas que trouxeram as quadrilhas para o Brasil.

É fato que as roupas têm um papel importantíssimo na hora de mostrar o posicionamento de alguém, elas são a expressão mais forte da personalidade e identidade de um indivíduo, por isso a necessidade de passar a impressão correta com a forma de se vestir.

O projeto do vestuário tem suas especificidades relacionadas à estética, porém, um dos objetivos deve ser também o conforto corporal. Em cada etapa de sua elaboração deve-se ter sempre a visão de todo o processo, levando-se em conta a complexidade de sua função, que tem como finalidade vestir um corpo.

Roupas podem ser produzidas usando uma grande variedade de produtos naturais ou artificiais. Os materiais naturais incluem pele, couro, ou fios naturais como aqueles encontrados no algodão ou em ovelhas. Materiais artificiais incluem nylon, poliéster e lycra.

Na cultura popular, os homens das cavernas (e mulheres) costumavam usar peles, mas as evidências arqueológicas do que nossos ancestrais da Idade da Pedra realmente usavam e como faziam as roupas são raras. Pele, couro e outros materiais orgânicos geralmente não são preservados, especialmente há mais de 100.000 anos.

Provas de DNA sugerem que isso aconteceu pelo menos 170 mil anos atrás, e por isso as pessoas devem ter vestido roupas ainda mais cedo do que a mais antiga evidência arqueológica.

Assim como tudo no Brasil, a moda aqui é produto de uma forte miscigenação que remonta ao período colonial. A vinda de africanos e europeus, juntamente aos indígenas nativos, contribuiu para a construção de uma identidade com diferentes origens.