Quais são os 3 níveis organizacionais de uma empresa?

Perguntado por: amendes9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os 3 níveis de gestão empresarial

  • Nível Estratégico de Gestão Empresarial.
  • Nível Tático ou Técnico de Gestão Empresarial.
  • Nível Operacional de Gestão Empresarial.

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.

A Formulação da estratégia. A formulação de estratégia pode ser desdobrada em três níveis (Kotler, 2000): corporativo, empresarial ou da unidade estratégica de negócio (UEN) e funcional.

Entendendo as camadas da pirâmide
De maneira geral, todas as pirâmides organizacionais possuem três principais camadas, cada uma dando sustentação às outras. Estes níveis correspondem ao nível operacional (base da pirâmide), nível tático (meio da pirâmide) e nível estratégico (topo da pirâmide).

Robbins (2005) relata em seus estudos que os executivos devem analisar seis elementos básicos quando se projeta a definição de uma estrutura organizacional, eles são: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização e a formalização.

A organização empresarial diz respeito a tudo o que acontece dentro de uma empresa, desde estratégias de marketing e comunicação com os clientes até a escala de horários de funcionários e o controle de desempenho dos mesmos.

Planejamento estratégico: orienta a visão estratégica do departamento a longo prazo; Planejamento tático: desdobra a visão em planos de ações para resultados a médio prazo; Planejamento operacional: transforma os planos e metas em ações reais, ou seja, executa os planos de ação desenvolvidos no nível tático.

O nível estratégico pode ser definido como aquele que determina as estratégias da empresa. Este tipo de planejamento auxilia na obtenção da visão, missão, bem como dos valores da mesma. Além de colaborar com a concepção dos objetivos e análise de fatores internos e externos.

Conheça os 3 níveis do Planejamento e Controle de Produção

  • Planejamento Estratégico da Produção.
  • Plano Mestre de Produção.
  • Programação da Produção.

Os principais tipos são: de Crescimento, de Manutenção e de Investimento.

  • Estratégias de Crescimento. São as estratégias voltadas para aumento dos lucros, das vendas ou da participação de mercado, aumentando o valor da empresa. ...
  • Estratégias de Manutenção. ...
  • Estratégias de Investimento.

No contexto das organizações, são três os níveis de planejamento, isto é, planejamento estratégico, tático e operacional. O primeiro (estratégico) refere-se àquele conduzido pela cúpula da empresa, ou seja, por seus diretores. Em outras palavras, pelo nível mais elevado dentro da hierarquia da organização.

No Dicas de Gestão de hoje vamos voltar ao tema gestão estratégica para tentar compreende-la a partir de três perspectivas fundamentais ilustradas na Figura 1: a posição estratégica, as escolhas estratégicas e a estratégia em ação.

Os elementos da cultura organizacional

  • Artefatos (estruturas ou processos visíveis);
  • Crenças e valores (estratégias, metas);
  • Suposições básicas (percepções, pensamentos, sentimentos).

Enquanto os tipos de comportamento organizacional são bastante variados, os níveis geralmente são três: indivíduo, grupo e organização.

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Os quatro componentes são: sistema de responsabilidade, sistema de autoridade, sistema de comunicação e sistema de decisão.

Os tipos de estrutura organizacional existentes estão inseridos em dois modelos diferentes: formal e informal.

A estrutura organizacional estabelece a divisão dos departamentos, cargos, funções e atividades. Toda essa construção deve ser feita de maneira estratégica e de acordo com o seu negócio.